O ovoé um alimento versátil, fonte de proteínas e combina com diversas receitas, seja no café da manhãou no jantar. Na hora de comprar, é comum conferir a caixa para evitar levar uma unidade quebrada, mas será que a cor da casca do ovo importa? Se você já se perguntou se há diferença entre os ovos brancos ou marrons, está na hora de esclarecer essa dúvida! Confira a seguir qual escolher na próxima compra!
A cor da casca do ovo não muda o valor nutricional do alimento. Entenda!
Quais são os benefícios do ovo?
O ovo é um alimento cheio de benefícios para a saúde. Além de ser uma fonte de proteína, é um alimento rico em vitaminas A, E e do complexo B, além de ser fonte de ferro, fósforo e cálcio.
Todos esses nutrientes aliados a hábitos de vida saudável transformam o ovo em uma opção para aumentar a massa muscular, melhorar o sistema imunológico, combater a anemia e até prevenir o envelhecimento precoce.
Como é muito versátil, pode ser servido frito, cozido, mexido ou até omelete. Opte por não usar muita gordura no preparo para não comprometer o valor nutricional do alimento. Até a casca pode ser aproveitada!
Qual a diferença da cor da casca do ovo?
Não faz diferença comer ovo marrom ou branco. A cor da casca está relacionada à raça da galinha e não à criação ou alimentação do animal. Em geral, galinhas com plumagem mais clara colocam ovo brancos e o mesmo vale para as aves com penas avermelhadas.
Do ponto de vista nutricional, não há diferença nenhuma no alimento. Ambos têm as mesmas vitaminas, minerais e benefícios e podem ser usados na cozinha da mesma forma.
Se o ovo avermelhado estiver mais caro, a explicação não está na qualidade ou não do alimento. Algumas raças de galinha colocam ovos com mais facilidade e mais quantidade, enquanto outras podem precisar de mais ração ou tempo para isso. Cada detalhe que pode aumentar o custo de produção é revertido no valor final do produto.
Por que ovo caipira é melhor?
O ovo caipira pode ser branco ou marrom. Independentemente da cor, é muitas vezes considerado melhor por conta da criação das galinhas. As aves de granjas participam de um processo industrial de produção, criadas num espaço com umidade, temperatura e alimentação controladas.
O frangos caipira cresce num ambiente mais natural e tem uma alimentação mais orgânica, com menos agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Do ponto de vista nutricional, tanto o ovo de granja quanto o orgânico são boas escolhas, mas o caipira é mais saboroso e apresenta maior concentração de betacaroteno que o tradicional.
Veja mais
Ovo com duas gemas faz mal? Entenda fenômeno, benefícios e descubra se tem como saber o número de gemas antes de quebrar o ovo
Cansado de fazer um ovo poché por vez? Aprenda truque simples para cozinhar vários ao mesmo tempo