A batata pode ser o ingrediente principal de pratos mais leves e menos calóricos.
Que atire a primeira pedra quem não gosta de batata! Esse tubérculo é tão versátil e apreciado na cozinha que é ingrediente básico de pratos das mais diversas culturas. Seja em pratos mais sofisticados ou em receitas simples do dia a dia, a batata está presente. A mais comum de todas é a batata-inglesa. Pelo preço acessível e sabor mais neutro, ela se adapta a diferentes preparações e combina com muitos ingredientes. Os pratos com batata, entretanto, são muito associados a ingredientes mais calóricos e nada leves, como queijos, cremes, bacon e afins. Hoje trago pra vocês dicas de como adaptar pratos clássicos com esse tubérculo, em versões mais light e nem por isso menos gostosas.
O purê de batata é uma receita que pode ficar mais light.
Purê de batata
O tão adorado purê de batata é muito comum na rotina das casas brasileiras. Sempre acrescido de leite e manteiga (e até mesmo creme de leite ou queijo), uma boa alternativa para tornar esse prato mais leve é substituir o leite integral pelo desnatado ou por um leite vegetal — e se você quer saber como preparar leites sem produtos de origem animal em casa, basta clicar aqui para ver quatro receitas! Para deixar o purê mais cremoso e saboroso, você pode acrescentar azeite no lugar da manteiga, que também fica uma delícia.
Se feita no forno, a batata fica com sabor e textura iguais à da batata frita.
Batata frita (só que assada)
Essa paixão universal, que é o terror de quem quer manter o peso e reduzir o consumo de gordura, pode facilmente ser substituída por uma versão assada. Basta cortar as batatas no formato de sua preferência e levá-las ao forno em uma assadeira com azeite e temperos (com páprica, pimenta-do-reino e sal fica muito bom) até ficarem douradas e crocantes. Vire as batatas de tempos em tempos para não grudarem e assarem por igual. Aí é só aproveitar todo o sabor sem culpa!
Substitua a manteiga por azeite e tenha batatas sauté mais sequinhas.
Batata sauté
A batata sauté é outro tipo de preparação bastante comum com o ingrediente. Extremamente prática e gostosa, vai muito bem com peixes e aves. Para deixá-la mais saudável, troque a manteiga por azeite. Fica divina!
Com seus temperos favoritos, você pode fazer deliciosas batatas em conserva.
Batata em conserva
A famosa batatinha em conserva das antigas festas de família pode ser uma alternativa muito legal para consumir esse tubérculo de forma mais leve. Use azeite de oliva, vinagre e tempere a gosto. Aí é só deixar curtir por uns dias na geladeira e sua conserva estará pronta. Daí, é só se deliciar! Mas se tem dúvidas de como prepará-la, dê uma olhada nesta receita.
Salada de batata cremosa e sem maionese: uma delícia mais saudável.
Salada de batata
Outro clássico das festas e almoços de família, além de presença garantida em qualquer churrasco que se preze, a salada de batata, muitas vezes acrescida de maionese, também pode ser preparada de forma mais light. Aprendi uma receita muito boa com um amigo que tinha um restaurante, e era deliciosa e superleve. Basta fazer uma misturinha de vinagre, azeite, orégano, pimenta e sal, acrescentar ovos cozidos (meio molinhos) picados, mexer tudo muito bem e juntar as batatas cozidas como de costume pra salada. Depois é só temperar com cheiro-verde e está pronta. Ela fica tão cremosa quanto a salada com maionese!