• Entrar
  • Cadastrar
Salpicão simples
Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile Icone étoile
4.4 / 5 31 avaliações
Imprimir
@ TudoGostoso
@ Luana
@ Wanderley de Castro Quintana
@ Lídia
Icone flèche
Icone flèche
L
Por Larissa

O salpicão simples é aquele acompanhamento prático e fácil de preparar que você respeita! A receita é diferente do preparo clássico: o frango desfiado sai de cena como ingrediente principal, dando vez ao presunto, mas mantendo os legumes e temperos tradicionais. Ou seja, nada de perder tempo desfiando frango para fazer um salpicão simples. Experimente esta receita de salpicão no seu próximo almoço e veja como é um prato rápido de fazer.

Ingredientes (5 porções)

  • milho1 lata de milho
  • cenoura2 cenouras raladas
  • maçã1 maçã cortada em cubos, sem casca
  • presunto1/2 bandeja de presunto, cortado em tirinhas
  • azeitonaazeitonas a gosto
  • uva passauva-passa a gosto
  • maionese2 colheres de maionese light
  • salsal a gosto
  • pimenta-do-reinopimenta-do-reino a gosto
  • limão5 gotinhas de limão
  • batata palhabatata palha

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Misturar a cenoura, o milho, a maçã, a azeitona, o presunto e a uva passa.

  2. 2

    Temperar com sal, pimenta-do-reino e o limão.

  3. 3

    Acrescentar a maionese e a batata palha.

Informações adicionais

Salpicão simples e saboroso com as dicas do TudoGostoso


O salpicão tradicional é aquele salpicão de frango com milho, cenoura, azeitona, passas, maçã e maionese principalmente. Mas adaptar a receita é sempre bem-vindo e você pode muito bem fazer um salpicão simples sem frango e que também não é o salpicão de bacalhau.

O presunto, que já é adicionado em várias versões da receita de salpicão, pode muito bem ser a proteína principal do prato. Ao cortar em tirinhas, ele ainda lembra bem a textura do frango desfiado e vai bem com a cenoura ralada, por exemplo.

Você pode aproveitar ainda mais dicas para fazer um salpicão simples que usam truques inteligentes para facilitar a sua vida na cozinha. Uma ideia, por exemplo, é usar sobras de frango de outra refeição.

Tem gente que acha que comida de festa precisa ser sempre bem fresca, mas se você tiver feito um frango assado inteiro em um almoço e sobrou o bastante para o salpicão, vai em frente! Não só essa ideia é perfeita para aproveitar o alimento como facilita a receita de salpicão porque você não vai precisar temperar o frango e até desfiar será fácil.

Como substituir a maionese do salpicão?


A maionese é tão importante na receita de salpicão simples que é quase uma salada de maionese com frango sem batatas. Certamente não dá para mexer nisso, certo? Errado! Você pode fazer uma receita de salpicão sem maionese e ainda ter toda a cremosidade e sabor de sempre.

Essa substituição é ótima para quando acabou a maionese em casa e quer improvisar a receita, para quando quer a versão menos calórica do salpicão light ou até para ela durar mais tempo sem azedar se quiser aproveitar durante a semana.

Os principais substitutos para a maionese do salpicão são o creme de leite e o iogurte. O creme de leite é muito usado até junto da maionese nas receitas desalpicão de frango com creme de leite, mas funciona bem sozinho. Já o salpicão com iogurtecostuma ser a preferência de quem quer receitas mais leves e saudáveis.
 

Quantos dias pode comer o salpicão depois de pronto?


O salpicão simples, especialmente quando feito com maionese, vai durar por pouco tempo depois de pronto. O indicado é que ele seja mantido refrigerado sempre, até a hora de comer. Com isso o salpicão dura até 3 ou 4 dias no máximo dentro da geladeira.

Caso tenha feito muito salpicão e não pretenda comer nos próximos dias, você pode congelar em potes herméticos e com isso armazenar por até 2 meses. Mas nada de descongelar em temperatura ambiente! Quando for comer, deixe na geladeira por 24 horas antes e não volte a congelar depois disso.

Se for necessário, congele porções separadamente. Uma boa ideia para aproveitar sobras do salpicão nos dias seguintes é em receitas diferentes, como atorta fria de salpicão diferente, o canapé de salpicão e o sanduíche de salpicão

Veja mais e descubra mais receitas simples para as refeições em família:


35 receitas simples e rápidas para o almoço: pratos fáceis de fazer e deliciosos
Acompanhamentos para churrasco: confira 30 receitas fáceis e deliciosas
20 receitas de Natal com frango para uma ceia festiva completa, econômica e deliciosa

Categorias relacionadas

Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.