Você já ouviu falar dos cinco molhos básicos? Béchamel, espagnole, velouté, hollandaise e vermelho são clássicos da cozinha francesa reconhecidos por dar origem a outros molhos secundários. Eles podem ser usados para acompanhar massas, carne vermelha, frango, peixes e até legumes.
O melhor de tudo é que você não precisa esperar a oportunidade de conhecer um restaurante francês para provar esses sabores. Os molhos básicos podem ser preparados em casa de forma simples! Confira a seguir os ingredientes necessários e dicas para fazer essas receitas.
Bechamel é um molho branco feito com manteiga, farinha e leite
O béchamel é um tipo de molho branco com base de manteiga, farinha e leite. A versão mais clássica é temperada com noz-moscada, mas também é possível usar pimenta-branca. O primeiro passo da receita é criar o chamado roux branco, derretendo manteiga na panela e depois misturando com a farinha. É essa combinação que ajuda a deixar o molho mais espesso.
Molho espagnole
O molho espagnole ou molho espanhol é um ótimo acompanhamento para carnes assadas. Para fazer essa receita, o roux com manteiga e farinha precisa cozinhar na panela até dourar. Depois é só acrescentar caldo de carne bovina e o chamado mirepoix — composto de cebola, aipo e cenoura bem picatinhos. Em algumas receitas também há a adição de um pouco de extrato de tomate.
A base do molho velouté é um caldo claro que pode ser de frango ou peixe, misturado com o espessante roux de farinha e manteiga. Esse acompanhamento é parecido com o béchamel, mas sem a adição do leite. O velouté é uma boa opção para servir com aves, peixes e legumes.
Molho hollandaise é um ótimo acompanhamento para servir salmão
Molho hollandaise ou holandês é feito à base de ovo, manteiga e com o toque cítrico do limão. Vai fazer um salmão em casa? Então saiba que essa é uma boa opção para incrementar o prato.
A manteiga usada nessa receita precisa ser clarificada, ou seja: o ingrediente derivado do leite precisa ser derretido para separar a gordura. Para quem é iniciante, dá para fazer isso em banho-maria e evitar que a manteiga queime.
Molho vermelho
Tradição na hora de servir massas, o molho vermelho é feito com tomate e pode ser incrementado com diversas especiarias e temperos como pimenta, cebola, alho, cominho e manjericão. A diferença do molho vermelho francês para o tradicional italiano é o uso do espessante roux, que engrossa o caldo mais rápido. A versão sem manteiga e farinha fica um pouco mais leve e engrossa com mais tempo de cocção. Confira o passo a passo:
https://www.youtube.com/watch?v=_Gx8ge8U0fs
Veja mais
Como fazer molho tártaro para petiscos: veja receita e combinações certeiras
Superalimentos: entenda como brócolis, mirtilo e até cacau em pó melhoram a sua saúde