• Entrar
  • Cadastrar
É preciso deixar a lentilha de molho antes de fazer? Veja o que os especialistas falam!

Descubra de uma vez por toda se você precisa deixar a lentilha de molho antes de cozinhar! 

É preciso deixar a lentilha de molho antes de cozinhar? Vem descobrir!

A lentilha é uma leguminosa deliciosa, cheia de benefícios para a saúde e capaz de ser preparada de várias maneiras. Ela é uma excelente substituta para o feijão do dia a dia, mas também pode ser usada em saladas e sopas. Apesar de ser bem simples de fazer, muita gente tem uma dúvida quanto o preparo: afinal, é preciso deixar a lentilha de molho? Então vem que o TudoGostoso vai responder!

É preciso deixar a lentilha de molho antes de fazer?

Quando o assunto é deixar a lentilha de molho antes de cozinhar, os especialistas não conseguem entrar em um consenso. Enquanto alguns afirmam que não a colocar de molho pode causar problemas como gases e diarréia, além de não eliminar os antinutrientes, outros explicam que a lentilha é muito mais sensível do que o feijão, e deixá-la de molho pode fazer com que os grãos fiquem moles demais e desmanchem durante o cozimento.

Por isso, o conselho que damos é deixar a lentilha de molho por pouco tempo, em vez das 12 horas que costumamos deixar o feijão, ou até mesmo apenas lavá-la em água corrente antes de cozinhar. Porém, se você preferir deixar a lentilha de molho mais tempo, você não precisa cozinhá-la na panela de pressão, já que ela ficará bem cozida e macia apenas na panela comum. Contudo, se você decidir pular o molho, pode colocá-la para cozinhar na pressão sem problemas!

Como fazer lentilha para o dia a dia?

A lentilha é uma leguminosa muito versátil, já que ela pode ser feita de diversas maneiras. Para o dia a dia, ela é uma ótima opção para substituir o feijão, principalmente quando ela é preparada com um caldo mais encorpado. Porém, também é possível fazê-la mais sequinha, sendo ideal para adicionar em saladas e no clássico arroz com lentilha popular da comida árabe. Portanto, fica a seu critério a forma como você deseja acrescentá-la ao cardápio do dia a dia.

Receitas com lentilha que são de dar água na boca

Cansado de cozinhar a lentilha sempre do mesmo jeito? Então vem que o TudoGostoso te mostra opções diferentes e deliciosas de receitas com lentilha. Confira!

Arroz com lentilha e calabresa

Se você quer impressionar a família com um acompanhamento gostoso para aquele frango assado do final de semana, essa é a receita perfeita! Confira a receita do arroz de lentilha com calabresa. https://www.tudogostoso.com.br/receita/14775-arroz-com-lentilha-e-calabresa.html

Hambúrguer vegetariano de lentilha

A lentilha também é ótima para preparar bolinhos e até hambúrguer vegetariano, assim como o grão-de-bico. É perfeita para quem está enjoado do hambúrguer de soja. Veja a receita do hambúrguer vegetariano de lentilha. https://www.tudogostoso.com.br/receita/177071-hamburguer-vegetariano-de-lentilha.html

Farofa de lentilha

Até na farofa dá para acrescentar essa leguminosa! Ela ajuda a dar crocância e ainda elevar o valor nutricional do prato. Veja como fazer farofa de lentilha. https://www.tudogostoso.com.br/receita/53445-farofa-de-lentilha.html

Temas relacionados