• Entrar
  • Cadastrar
Tábua de frios de Natal é o petisco perfeito para esperar pela ceia e com essas dicas ela fica mais festiva

Faça uma tábua de frios especial para o Natal usando os ingredientes certos para combinar com a festa

Tábua de frios de Natal é o petisco perfeito para esperar pela ceia e com essas dicas ela fica mais festiva

A tábua de frios é o aperitivo ideal para servir antes da ceia de Natal (Créditos: Shutterstock)

Uma ceia de Natal completa começa pelos aperitivos. Servir petiscos práticos para o Natal é uma boa maneira de evitar que você e seus convidados fiquem com fome enquanto esperam a hora de servir a ceia no dia 24. E que tal começar com uma tábua de frios? Prática de fazer, a tábua de frios também é um aperitivo democrático que leva um pouco de tudo e sempre tem uma opção para agradar todo mundo na festa. Com algumas dicas ela você ainda pode montar uma tábua de frios temática para o Natal. Aprenda no TudoGostoso como fazer a melhor tábua de frios para a ceia de Natal.

O que não pode faltar em uma tábua de frios?

Uma tábua de frios fácil de fazer é aquela que leva ingredientes prontos que você compra na padaria ou no mercado. As carnes fatiadas são quase indispensáveis e podem ser tanto os embutidos mais em conta como presunto e mortadela até aqueles defumados e curados que trazem um frescor maior, como o pastrami e o presunto cru. O queijo não pode faltar em uma tábua de frios e é comum colocar mais de um tipo, como uma mussarela fatiada e um provolone em cubinhos.

Uma boa tábua de frios deliciosa precisa ser colorida, então pode incluir ingredientes como azeitona, ovo de codorna e tomate cereja. Esses são os ingredientes mais comuns, mas você pode adaptar e fazer uma tábua de frios vegetariana sem as carnes e com ingredientes mais saudáveis para substituir, como cenouras fatiadas, por exemplo.

Como montar a tábua de frios?

Montar uma tábua de frios pode ser quase uma obra de arte. O método mais comum é colocar os ingredientes em círculos. No círculo de fora coloca um embutido fatiado, por cima rolinhos de um queijo e assim por diante, sempre “diminuindo” o círculo para que todos os alimentos estejam disponíveis para as pessoas. Por cima, no meio, pode preencher com cubos de queijo ou ovos de codorna.

Outra disposição comum é em fatias de pizza. Divida a tábua em “setores” ao redor do centro e coloque tudo de um ingrediente só em um desses setores como se fosse uma cobertura de fatia de pizza. Também pode separar os “setores” de outras maneiras, como separados verticalmente ou em montinhos separados. A escolha depende muito do formato e tamanho da tábua e da variedade de alimentos. A principal dica aqui é intercalar as cores, evitando deixar os queijos juntos, por exemplo, para criar uma tábua de frios colorida.

Como fazer uma tábua de frios para o Natal?

No Natal, a tábua de frios pode ficar mais festiva e virar até parte da decoração da mesa. O tender simples salgado normalmente é servido como prato principal, mas ele também pode fazer parte da tábua de frios. Como ele é um tipo de presunto bolinha, depois de assado ele pode ser servido tanto quente quanto frio. Assim, se você já tiver outro prato principal para a ceia, como o peru de Natal, você pode levar o tender assado para a geladeira e fatiar para servir na tábua de frios. Perfeito para já entrar no clima da festa.

Outros ingredientes que vão muito bem na tábua de frios natalina são frutas e frutos secos que as pessoas podem comer com as mãos. Uva, damasco, nozes, castanhas e sim, até as passas são opções deliciosas para o aperitivo. Na hora de montar a tábua de frios para o Natal, a nossa dica é montar em formato de árvore de Natal. Você pode usar uma tábua quadrada ou retangular comum e organizar como se fosse um triângulo comprido dividido em fileiras, cada uma com um ingrediente. para deixar mais festivo, no topo coloque um pedaço de carambola, queijo ou pão cortado em formato de estrela. Também pode usar tomates cereja pelo meio como se fossem os enfeites da árvore de Natal.

Qual a quantidade de frios por pessoa?

Não sabe quantos frios colocar na sua tábua para atender todos os convidados? A quantidade depende primeiramente da quantidade total de aperitivos e comidas da festa. Como a ceia de Natal sempre tem muita comida depois das entradas, não precisa exagerar na quantidade, caso contrário as pessoas podem acabar comendo petiscos demais e não vai sobrar “espaço” para o principal. Por isso, uma boa quantidade é calcular cerca de 100 gramas de frios e petiscos para cada pessoa. Caso vá receber muitas pessoas, você pode montar duas tábuas de frios diferentes ou então repôr conforme os convidados forem comendo.

Veja mais:
Petisco de Natal: estrela de massa folhada vai surpreender toda a família na sua ceia
Dicas de decoração de Natal: 3 ideias de Natal fáceis e bonitas que você pode fazer com embalagens de papelão
30 receitas de Natal que você pode preparar com antecedência e congelar!

Temas relacionados