• Entrar
  • Cadastrar
Sou nutricionista e garanto: "Nem pão, nem macarrão, nem chocolate, o que faz você engordar é..."
Amanda LopesPor  Amanda Lopes  | Redatora

Fascinada por MasterChef, culinária nordestina, pratos empanados, receitas rápidas e drinks diferentes, Amanda não abre mão de um bom cafezinho acompanhado de água com gás após o almoço, mesmo nos dias quentes.

Ganhou alguns quilinhos a mais? Esse nutricionista aponta qual é o maior responsável por isso!

Sou nutricionista e garanto: "Nem pão, nem macarrão, nem chocolate, o que faz você engordar é..."

Será que existe um único motivo para o ganho de peso? (Créditos: Canva)

Quando se fala em ganhar peso, os mesmos culpados costumam aparecer: pão, macarrão, chocolate... Mas e se eu te dissesse que o verdadeiro vilão talvez não seja nenhum desses? O nutricionista Manuel Viso pontua que vê diariamente pessoas tentando cortar esses alimentos da dieta sem entender o que realmente está por trás do ganho de peso. Quer entender melhor? Venha conferir no TudoGostoso!

O que faz engordar?

A verdade é que, mais do que eliminar um ou outro item do cardápio, é preciso olhar para o conjunto dos hábitos alimentares e do estilo de vida. O nutricionista que focar apenas em "alimentos proibidos" pode ser um erro. "Não é o pão, não são os biscoitos, não é o chocolate, nem mesmo o prato de massa. O que nos faz ganhar peso é o conjunto de hábitos que adotamos. Não é um alimento específico", informa Manuel Viso. Segundo ele, o verdadeiro culpado pelo ganho de peso não são alimentos específicos, mas sim os hábitos diários que adotamos.

O problema raramente está no pão, na massa ou no chocolate em si, mas na frequência, quantidade e contexto em que são consumidos. Proibir totalmente certos alimentos só aumenta a vontade e a culpa ao comê-los. O ideal é incluí-los com equilíbrio e prazer, dentro de uma alimentação que seja variada e nutritiva na maior parte do tempo.

Como mudar esse comportamento?

O nutricionista enfatiza que, mais do que eliminar certos alimentos, é fundamental revisar e ajustar nossos padrões alimentares e de estilo de vida. Para entender melhor essas orientações e repensar sua relação com a comida.

Mudar o comportamento alimentar envolve mais do que apenas força de vontade. Esse é um processo que exige autoconhecimento, planejamento e, muitas vezes, até apoio profissional. O mais importante é estabelecer uma rotina alimentar equilibrada! Deixe à vista frutas, oleaginosas ou snacks saudáveis e evite estocar doces e salgadinhos ultraprocessados em casa. Isso não significa nunca tê-los, mas reduzir o consumo.

Veja mais

Sou especialista em saúde garanto: "Evite beber café durante as nove horas que antecedem o sono para que o corpo aproveite melhor os efeitos positivos da bebida"
Coloquei vinagre de arroz e detergente em uma garrafa e, depois de uma hora, consegui me livrar da praga mais irritante de todas
Nem alecrim, nem hortelã: a erva aromática fácil de cultivar em casa e que faz bem para a saúde do coração

Temas relacionados