
Descubra os benefícios dessa planta e como cultivar em casa do jeito certo (Créditos: Shutterstock)
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão aderindo à prática de cultivar temperos, ervas e vegetais em casa, garantindo sempre opções frescas para as receitas. Aqui no TudoGostoso, nós já ensinamos como plantar chuchu, hortelã e alecrim, por exemplo.
Mas, dessa vez, vamos te mostrar as vantagens de ser tomilho em casa, uma erva aromática poderosa que, além de acrescentar sabor e aroma para os seus pratos, também oferece benefícios para a saúde. Fácil de cultivar, o tomilho pode ser plantado em canteiros, hortas e até mesmo em um pequeno vaso para deixar sempre perto de você na cozinha. Confira!
Quais são os benefícios do tomilho para a saúde?
Conhecido por suas propriedades medicinais, o tomilho possui ação antioxidante e anti-inflamatória, além de uma ação relaxante, sendo utilizado em infusões e como tempero. Veja os principais benefícios do consumo regular dessa erva:
Faz bem para a saúde do coração
Os chamados terpenóides, presentes no tomilho, oferecem uma ação antioxidante que mantém os vasos sanguíneos saudáveis ao combater os radicais livres. Dessa forma, ele faz bem para a saúde do coração, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, além de ajudar no controle dos níveis de colesterol ruim (LDL).
Controla a pressão arterial
Esse mesmo composto também desempenha um papel interessante no controle da pressão arterial, sendo uma boa opção para quem precisa evitar a pressão alta. Além disso, a erva também mantém a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue.
Mantém a saúde dos dentes e gengivas
O tomilho conta com um composto chamado timol, capaz de evitar o crescimento das bactérias que causam problemas bucais como a cárie. Esse composto, mantém a saúde dos dentes e das gengivas, além de ser pode ser utilizado para aliviar a tosse devido a sua ação anti-inflamatória e expectorante.
Combate infecções
Tanto o timol quanto o limoneno presentes nessa planta apresentam uma ação antifúngica capaz de combater infecções causadas por fungos. Esses compostos podem ser encontrados em maior concentração nos óleos essenciais do tomilho.
Como plantar tomilho em casa?
Para ter um tomilho em casa, você vai precisar de uma muda de qualidade ou uma semente, ambos podem ser encontrados em hortos. O local para plantar precisa ter um solo leve e o mesmo vale para o plantio feito no vaso, evitando uma areia grossa ou argilosa, pois isso pode atrapalhar a drenagem.
Para o plantio com sementes basta fazer um buraco não muito fundo e colocar as sementes, você de três a quatro semanas em apenas um local ou fazer buracos espaçados se estiver plantando na sua horta, por exemplo. Cubra com uma fina camada de terra e regue bem, as sementes devem germinar dentro de 20 dias. Se for plantar com uma muda, retire as folhas da base, coloque no solo e a acomode cuidadosamente com as mãos.
O tomilho prefere climas quentes e secos e precisa ficar em um local que recebe luz direto por um longo período, cerca de 6 horas diárias. A rega deve ser feita apenas quando perceber que o solo está seco, evite deixar o solo encharcado.
Veja mais:
No chá ou no tempero: tomilho é uma plantinha cheia de benefícios para a saúde, veja como consumir