• Entrar
  • Cadastrar
Sou nutricionista garanto: "Muitas pessoas se veem com sintomas de desidratação e nem imaginam"
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

 Esses são os cinco copos d'água mais importantes do dia, não só pela quantidade de água, mas pelo momento certo de consumir.

Sou nutricionista  garanto: "Muitas pessoas se veem com sintomas de desidratação e nem imaginam"

Nutricionista defende a estratégia dos cinco (ou seis!) copos d’água por dia. (créditos: Shutterstock)

 

Quando falamos em desidratação, a maioria das pessoas pensa logo em sede ou naquela urina bem amarelada. E sim, esses são os sinais mais óbvios. Mas o corpo dá outros avisos bem antes disso e quase ninguém percebe.

Dores de cabeça, prisão de ventre, enxaqueca, ansiedade, dificuldade para dormir, tudo isso pode ser sinal de que está faltando água no organismo. “Muitas pessoas convivem com sintomas de desidratação e nem imaginam”, afirma Xevi Verdaguer, nutricionista e divulgador científico espanhol.

Em um post no seu Instagram, Verdaguer recomenda um hábito simples, mas poderoso: a regra dos cinco copos. A ideia não é só tomar água ao longo do dia, mas prestar atenção quando ela é consumida. Segundo ele, o horário em que você bebe água faz toda a diferença no funcionamento do corpo.

Nem todo copo d’água é igual: o horário em que você se hidrata faz diferença

Beber água todos os dias é essencial para a saúde. Mas o que poucos sabem é que o momento em que você bebe pode influenciar — e muito — os benefícios que ela traz para o corpo.

Segundo Xevi Verdaguer, nem todos os copos de água têm o mesmo efeito, dependendo da hora em que são consumidos. O nutricionista explica que, ao longo do dia, devemos beber entre 2 e 2,5 litros de água, incluindo a que vem dos alimentos, como frutas, legumes e vegetais.

E ele vai além: “Hidratar-se bem muda mais do que qualquer tratamento”, afirma. Ou seja, antes de pensar em remédios ou soluções mirabolantes para tratar alguns sintomas, talvez o segredo esteja no copo d’água. De acordo com Verdaguer, não basta sair tomando água o dia todo de forma aleatória.

Os melhores horário para tomar água durante o dia

Ao acordar e antes de dormir

O primeiro copo é logo ao acordar, já que você passou cerca de 8 horas sem se hidratar. “Você precisa dar ao seu corpo o que está devendo”, diz Verdaguer. O segundo é antes de dormir, preparando o corpo para mais um jejum prolongado. Ambos ajudam a equilibrar o metabolismo e manter o organismo funcionando bem, mesmo em repouso.

Antes das refeições

Os outros três copos devem ser tomados antes do café da manhã, do almoço e do jantar.

Esses momentos são estratégicos: ao beber água antes de comer, o nível de cortisol (o famoso hormônio do estresse) diminui. "Eles são muito importantes porque o cortisol diminui depois de beber água, e você tem uma digestão melhor e produz mais enzimas digestivas."

Assim, você tende a comer com menos ansiedade, ou seja, mastiga mais devagar e sente mais saciedade.

Um copo de água extra antes do pôr do sol

Se você quiser incluir mais um copo d’água na sua rotina, o melhor horário é no período antes do pôr do sol. Segundo o nutricionista Xevi Verdaguer, esse copo ajuda a saciar a “sede antecipada”.

“Pouco antes de dormir, com a escuridão se aproximando, o cérebro entende que você vai passar cerca de oito horas sem água e já começa a ajustar o funcionamento do corpo”. Hidratar-se nesse momento ajuda a manter o equilíbrio durante a noite toda.

Veja também:

Afinal, por que abrir a torneira de água aumenta a vontade de fazer xixi? A ciência tem a resposta
Adeus 2 litros de água por dia: aqui está a quantidade que você deve beber, segundo um estudo japonês

Temas relacionados