
Veja como fazer esses drinques da moda em casa com facilidade! (Créditos: TudoGostoso)
Sextoooou! E para comemorar o fim de mais uma semana árdua de trabalho, nada melhor do que relaxar com uma boa comida e uma boa bebida! Por aqui, você sabe que pode contar com a gente para receitas de petiscos e aperitivos deliciosas, mas hoje o TudoGostoso veio mostrar que também entende de bebida alcoólica! Nós preparamos uma lista com 5 drinks do momento para você desfrutar em casa, sem precisar gastar muito nos bares e restaurantes! Confira abaixo!
Drinks do momento: 5 receitas de coquetéis alcoólicos para você preparar em casa
1. Negroni
Chegando em primeiro lugar, o negroni é um drinque italiano bem antigo e que, até pouco tempo atrás, era consumido por pessoas mais velhas. No entanto, a bebida entrou no gosto dos jovens da famosa Geração Z, ganhando espaço nas redes sociais e voltando a ser um dos drinques mais pedidos nos bares e restaurantes. Feito à base de Campari, vermute e gin, é uma bebida amarga e forte com um toque cítrico, bem diferente dos drinques brasileiros que muitos estão acostumados, mas vale à pena experimentar. Veja a receita de negroni.
2. Moscow mule
Já faz algum tempo que o moscow mule vem fazendo sucesso nos bares e restaurantes do Brasil, sendo um dos drinques mais pedidos até hoje. Originalmente, a receita é bem simples e leva apenas três ingredientes: vodca, suco de limão e ginger beer.
De primeira, muitas pessoas podem achá-la bem parecida com a nossa queridinha caipivodca, mas a adição de ginger beer (que, apesar do nome, trata-se de um refrigerante de gengibre não-alcoólico) faz toda a diferença no sabor desse coquetel. Porém, a ginger beer não é um ingrediente muito fácil de achar aqui no país e, por isso, lá em 2009, um bartender criou a versão abrasileirada do moscow mule na qual adicionou a tão deliciosa espuma de gengibre ao drinque para tentar substituir o sabor do refrigerante.
Atualmente, o preparo nacional é feito com vodca, suco de limão, água com gás ou soda e finalizado com a espuma. Também pode ser adicionado outros ingredientes com raspas de limão e xarope de gengibre, esse último sendo uma opção mais prática para quem deseja fazer o drinque em casa e não quer ter o trabalho de preparar a espuma. Veja a receita de moscow mule abrasileirado.
3. Gin tônica
Ah, a clássica gin tônica e suas variedades… É até difícil dizer qual faz mais sucesso! Comumente feito à base de gin, água tônica e gelo, esse coquetel pode ser preparado numa infinita variedade de sabores, tudo a depender dos demais ingredientes que você adicionar.
A forma tradicional é com bolinhas de zimbro e, às vezes, limão, mas muitos locais utilizam laranja bahia, pepino fatiado bem fino, alecrim, morango, maracujá, mel… Como você pode perceber, tudo depende do sabor que você deseja que a sua bebida tenha.
Eu mesma sou apaixonada por uma versão diferenciada, feita com um xarope caseiro à base de gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta rosa, zimbro, cravo, casca de laranja e, claro, água e açúcar. A quantidade varia de acordo com o gosto de cada um, mas as proporções são de 50/50 para água e açúcar. Depois que o xarope ficar pronto, é só adicionar um pouco à coqueteleira, juntar o gim e o gelo e finalizar com a água tônica.
4. Margarita
Acredite se quiser, mas as margaritas mexicanas estão voltando com tudo! A verdade é que a tequila está de volta à moda depois de um longo período um pouco mais afastada, pelo menos por aqui. Agora, ela volta para mostrar que é a base de um dos melhores coquetéis do mundo.
Muito relacionada com locais tropicais, a margarita é a cara do Brasil e não pode ficar de fora dos bares. Feita com tequila, mix cítrico, cointreau e sal, a bebida também tem muitas versões saborizadas, como a margarita de morango e de abacaxi. Ah, e para as épocas mais quentes do ano, ainda tem a maravilhosa frozen margarita!
Aprenda a receita da margarita!
5. Mojito
Um clássico no início dos anos 2000, o mojito cubano também volta com tudo, principalmente por ser feito à base de rum, outro destilado que também está muito em alta. Conhecido por ser um coquetel bem refrescante, o mojito tradicional utiliza rum, limão, água com gás e folhas de hortelã. Como pode perceber, ele também lembra a caipirinha e até a gin tônica clássica. O limão é uma fruta muito popular no preparo de drinques alcoólicos.
No entanto, o mojito também pode ser feito em outros sabores, e são essas versões diferentes que estão ganhando destaque nos bares e restaurantes. Que tal substituir o limão por morango amassado? Deixa a bebida levemente mais adocicada, ideal para quem não gosta de sabores muito fortes!
Veja a receita do mojito cubano tradicional!