• Entrar
  • Cadastrar
Xeque Mate é a bebida tendência para o Carnaval 2024! Aprenda a fazer a versão caseira para brilhar nos bloquinhos

Vem aprender a fazer Xeque Mate, a bebida do momento que vai refrescar o seu Carnaval! 

Surpreenda-se com o sabor do Xeque Mate, o drink tendência do Carnaval 2024 que vai te deixar apaixonado! (Créditos: Shutterstock)

Xeque Mate é a bebida do momento e que é tendência para o Carnaval 2024! Depois de fazer um grande sucesso em 2023 em Minas Gerais e São Paulo, a bebida começou a chegar em outros estados e promete deixar todo mundo apaixonado! Para entrar no clima, o TudoGostoso vai te ensinar como fazer xeque mate caseiro tão gostoso que não vai sobrar nem pro segundo dia de Carnaval. Confira!

O que é a bebida Xeque Mate?

A bebida Xeque Mate é uma mistura alcoólica gaseificada criada em Belo Horizonte, e que logo conquistou outros estados. Ela é feita de rum, mate, limão e guaraná, e não dá para negar que é a cara do brasileiro!

Quanto de álcool tem a bebida Xeque Mate

A bebida Xeque Mate tem um teor alcoólico de aproximadamente 8%. Ela é um pouco mais forte do que as cervejas convencionais, que giram em torno de 5%, mas ainda é bem menor do que destilados puros como cachaça e vodca, que passam os 30%.

Como preparar a bebida Xeque Mate?

Você sabia que é muito possível preparar a bebida Xeque Mate em casa? Tudo que você precisa é dos ingredientes certos e seguir o modo de preparo direitinho. Vem que o TudoGostoso vai te explicar!

Ingredientes:

  • 50 ml de rum
  • 100 ml de chá mate
  • 100 ml de refrigerante de guaraná
  • suco de limão para completar
  • rodelas de limão a gosto
  • gelo a gosto

Modo de preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes em um copo, misture tudo muito bem e está prontíssimo! Viu como é fácil?

Como deixar o Xeque Mate gelado por mais tempo?

E a nossa dica é colocar as rodelas de limão no congelador antes de adicionar no drink, fazendo um tipo de gelo de fruta. Assim, conforme ele vai derretendo, a bebida vai ficando com mais gosto de limão e evita ficar aguada!

E quem quiser levar para o bloco, o ideal é fazer no dia anterior e não colocar gelo, deixar na geladeira de um dia para o outro e, só no dia seguinte, acrescentar o gelo e as frutas congeladas!

Ah, e lembre-se: para fazer versão litrão para levar para os bloquinhos, basta multiplicar as quantidades por três, não adicionar gelo

Veja mais:

Tá no RJ para curtir o Carnaval? TudoGostoso indica roteiro gastronômico delicioso para quem vai para os blocos

Temas relacionados