• Entrar
  • Cadastrar
Saiba em segundos se o mel é puro ou falsificado com esse truque muito simples
JoannaPor  Joanna  | Redatora

Quem a vê assumindo o papel de chef nas viagens com os amigos não imagina que a Joanna descobriu o seu talento com as panelas reproduzindo receitas do Instagram e TikTok. Tornou-se expert em receitas na prática e, agora, também é a grande responsável pelas sobremesas nos almoços em família

A falsificação de mel é um problema comum em várias partes do mundo. Mas com esse truque simples é possível descobrir se produto que você tem em casa é puro. 

Saiba em segundos se o mel é puro ou falsificado com esse truque muito simples

Truque simples ajuda a verificar a pureza do mel. (créditos: Shutterstock)

Você sabia que o mel é um dos alimentos mais falsificados do mundo? Assim como acontece com o azeite e o vinho, alguns produtores têm o costume de misturar o produto com outros ingredientes para aumentar o rendimento e reduzir os custos de produção. Depois, esse mel adulterado é vendido como se fosse puro, ou seja, o consumidor paga o preço do produto nobre, mas na realidade, está levando para casa uma versão falsificada.

Embora o mel adulterado não causar grande mal à saúde, ninguém merece comprar um produto falsificado. A boa notícia é que existem alguns truques simples que ajudam a descobrir se o produto é verdadeiro. Quer saber como? O TudoGostoso separou uma dica infalível para você nunca mais cair no golpe. Confira!

Truque do fósforo ajuda a saber se o mel é puro em questão de segundos

Para descobrir se o mel é puro com esse truque, tudo o que você vai precisar é de um fósforo. O processo é bem simples. Primeiro, cubra a cabeça do palito com um pouco de mel. Em seguida, tente acendê-lo. Se o fósforo acender normalmente, o mel é puro. Se não acender ou apagar logo em seguida, isso significa que o produto foi adulterado com água e açúcar.

O mel puro contém pouca água e, portanto, não interfere na combustão do fósforo. Já o mel adulterado contém aditivos, como xaropes ou água, que impedem que a chama fique acesa. Por isso, o fósforo não queima ou apaga rapidamente.

Se mesmo depois do teste do fósforo você ainda ficou com dúvidas, coloque uma colher de mel em um copo de água. O mel puro deve afundar e se agrupar no fundo, enquanto o mel adulterado se dissolve.

O que acontece com o organismo ao consumir mel adulterado?

O principal prejuízo ao consumir mel adulterado é pagar pelo preço de um produto puro, sendo que na realidade ele leva vários aditivos. Além disso, o mel puro tem a vantagem de ser mais nutritivo, com propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias. A inclusão de outros ingredientes reduz esses benefícios.

Do ponto de vista da saúde, os riscos são mínimos. Porém, o mel falsificado pode conter ingredientes de baixa qualidade, como corantes artificiais e conservantes, que podem não fazer bem para algumas pessoas.

Veja também:

4 maneiras de substituir o açúcar no dia a dia
Bolo pão de mel de travessa gelado de dar água na boca: tem muito recheio e é fácil de fazer!

Temas relacionados