• Entrar
  • Cadastrar
Chega de sofrer pra descascar alho: você só precisa de 2 segundos e uma faca com esse truque muito simples

Com este truque muito rápido e fácil, você terá uma cabeça de alho descascada em menos de um minuto. Pode acreditar!

Chega de sofrer para descascar alho: veja dica rápida de chef (Foto: Shutterstock/Canva)

O alho é um dos ingredientes mais versáteis e essenciais na culinária de todo o mundo. Presença certa em receitas de diversas culturas, ele proporciona sabor e aroma inconfundíveis e capazes de transformar qualquer prato simples em uma verdadeira iguaria. Apesar de sua popularidade e versatilidade, o alho apresenta um desafio comum para muitos cozinheiros: o processo de descascá-lo.

Afinal, é descascado que ele é utilizado, na maioria das vezes, em marinadas, molhos, assados e até mesmo em pratos crus, como o famoso aioli. Além de seu uso culinário, o alho também é conhecido por suas propriedades medicinais, sendo um aliado para quem busca uma vida saudável, garantindo benefícios como a melhora da saúde cardiovascular e no fortalecimento do sistema imunológico.

Alho é facilmente descascado com truque fácil de chef

Separar e descascar os dentes de alho pode ser uma tarefa tediosa e frustrante, especialmente devido à sua casca fina e aderente. Mas sabia que com apenas uma faca e muito pouco tempo - cerca de 2 segundos, pode acreditar! - você pode ter alho descascado e pronto para usar?

É simples: pegue uma faca de cozinha que tenha o dorso (aquela parte atrás do fio de corte) mais largo, amplo. Em seguida, retire o dente da cabeça de alho e o apoie em uma tábua, “deitado”. Pressione levemente a faca e a casca sairá facilmente: a dica é do chef Gabriel Frazão. Veja o modo de fazer no vídeo abaixo!

Como guardar o alho depois de descascado?

Ainda de acordo com o chef, o ideal é ir descascando o alho conforme for utilizando nas receitas. “Infelizmente o alho perde muito do sabor quando é armazenado já descascado. Mas se optar por armazenar, lembre-se de manter no óleo ou azeite para não oxidar”, indicou.

A imersão em azeite ou óleo também ajuda a prolongar a vida útil do alho descascado, evitando que ele resseque ou mofe. Além disso, o processo de conservar o alho no azeite ou óleo também pode infundir o óleo com o sabor e o aroma do alho, criando um ingrediente duplamente útil.

O óleo ou azeite aromatizado podem ser usados para cozinhar ou finalizar pratos, adicionando uma camada extra de sabor. Recomenda-se manter o alho conservado no azeite ou óleo refrigerado e consumi-lo dentro de uma semana. Preparada para usar esse truque de agora em diante e nunca mais sofrer descascando alho?

Veja mais:

- O jeito que você corta o alho (quase ninguém sabe!) muda o sabor do tempero

- Bafo de alho nunca mais: cientistas desvendam o truque infalível para acabar com esse problema de uma vez por todas!

- "Pode durar até 6 meses": esse é o melhor local para armazenar alho, segundo especialista

Temas relacionados