
Veja como fazer molho de tomate caseiro sem usar tomate! (Créditos: Shutterstock)
Tomate tá caro, né? Não dá para ficar gastando R$10 no quilo do tomate para preparar molho caseiro para fazer aquela deliciosa macarronada, então o que fazer para não recorrer aos industrializados? O TudoGostoso tem a solução! Hoje nós vamos ensinar como fazer um incrível molho de tomate fake que é igualzinho ao origem, mas não usa tomate. Nós testamos a receita em casa antes de trazer para vocês e precisamos dizer: nem a gente acreditou que podia ser tão bom! Vem aprender como fazer!
Receita do molho de tomate fake: aprenda como fazer
Ingredientes:
- 3 cenouras descascadas e cortadas
- 1/2 beterraba grande descascada e em pedaços
- 2 colheres (sopa) de sopa de azeite
- 1/2 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 3 xícara (chá) de água
- sal, pimenta-do-reino, manjericão fresco, noz moscada e orégano a gosto
Modo de preparo:
Você não vai acreditar como é fácil de fazer esse molho de tomate fake. E o melhor? Ele é bem mais barato de preparar do que com o vegetal clássico, principalmente quando o preço do tomate está muito alto. Pode parecer estranho, mas a gente jura que o gosto fica muito parecido e o aroma, então… Se ninguém falar nada, vão achar que é molho de tomate de verdade!
- Para começar, adicione o azeite em uma panela e aqueça.
- Adicione o alho e a cebola e refogue em fogo baixo até começar a perfumar; a cebola deve murchar.
- Depois, acrescente a cenoura, a beterraba, a água, o manjericão e o orégano.
- Tampe a panela e aumente o fogo. Assim que levantar fervura, diminua para o fogo mínimo.
- Deixe cozinhar até que os legumes estejam bem macios, o que pode demorar entre 10 a 20 minutos, a depender da potência do seu fogão.
- Quando isso acontecer, transfira todo o conteúdo da panela para um liquidificador ou processador e bata bem até formar um creme encorpado e homogêneo.
- Você também pode usar um mixer de mão direto na panela, mas cuidado se ela tiver algum tipo de revestimento, como teflon, porque o mixer pode danificá-lo.
- Quando estiver bem batido, acerte os temperos e transfira para a panela novamente.
- Em fogo baixo, cozinhe sem parar de mexer até levantar fervura de novo. Desligue e está pronto!
Com o que servir o molho de tomate fake?
O molho de tomate fake pode ser servido da mesma forma que o molho de tomate normal. Ele fica delicioso na macarronada, na carne moída e na lasanha, mas você pode usar para qualquer coisa que desejar. Já pensou como molho de cachorro quente? Delícia!
O que fazer se o molho de tomate fake estiver muito líquido?
Se o molho de tomate fake estiver muito líquido, deixe que ele cozinhe em fogo baixo até reduzir e ficar mais encorpado.
O que fazer se o molho de tomate fake estiver muito grosso?
Se você achar que o molho de tomate fake está muito grosso, você pode adicionar um pouco mais de água e misturar bem para que ele dê uma diluída. Cuidado para não acrescentar demais, procure adicionar aos poucos.
Pode congelar o molho de tomate fake?
Você pode congelar o molho de tomate fake sem problemas e ele dura até 3 meses no congelador com o sabor e aromas preservados.
Veja mais:
Molho de tomate da Paola Carosella é ótimo para um jantar rápido e gostoso: aprenda já a receita!