• Entrar
  • Cadastrar
Receita de molho de tomate SEM tomate é tão gostosa e surpreendente que você não vai acreditar que não tem o ingrediente!
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Não tem tomate em casa? Não tem problema! Vem se surpreender com essa receita de molho de tomate fake deliciosa!

Receita de molho de tomate SEM tomate é tão gostosa e surpreendente que você não vai acreditar que não tem o ingrediente!

Veja como fazer molho de tomate caseiro sem usar tomate! (Créditos: Shutterstock)

Tomate tá caro, né? Não dá para ficar gastando R$10 no quilo do tomate para preparar molho caseiro para fazer aquela deliciosa macarronada, então o que fazer para não recorrer aos industrializados? O TudoGostoso tem a solução! Hoje nós vamos ensinar como fazer um incrível molho de tomate fake que é igualzinho ao origem, mas não usa tomate. Nós testamos a receita em casa antes de trazer para vocês e precisamos dizer: nem a gente acreditou que podia ser tão bom! Vem aprender como fazer!

Receita do molho de tomate fake: aprenda como fazer

Ingredientes:

  • 3 cenouras descascadas e cortadas
  • 1/2 beterraba grande descascada e em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de sopa de azeite
  • 1/2 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 3 xícara (chá) de água
  • sal, pimenta-do-reino, manjericão fresco, noz moscada e orégano a gosto

Modo de preparo:

Você não vai acreditar como é fácil de fazer esse molho de tomate fake. E o melhor? Ele é bem mais barato de preparar do que com o vegetal clássico, principalmente quando o preço do tomate está muito alto. Pode parecer estranho, mas a gente jura que o gosto fica muito parecido e o aroma, então… Se ninguém falar nada, vão achar que é molho de tomate de verdade!

  1. Para começar, adicione o azeite em uma panela e aqueça.
  2. Adicione o alho e a cebola e refogue em fogo baixo até começar a perfumar; a cebola deve murchar.
  3. Depois, acrescente a cenoura, a beterraba, a água, o manjericão e o orégano.
  4. Tampe a panela e aumente o fogo. Assim que levantar fervura, diminua para o fogo mínimo.
  5. Deixe cozinhar até que os legumes estejam bem macios, o que pode demorar entre 10 a 20 minutos, a depender da potência do seu fogão.
  6. Quando isso acontecer, transfira todo o conteúdo da panela para um liquidificador ou processador e bata bem até formar um creme encorpado e homogêneo.
  7. Você também pode usar um mixer de mão direto na panela, mas cuidado se ela tiver algum tipo de revestimento, como teflon, porque o mixer pode danificá-lo.
  8. Quando estiver bem batido, acerte os temperos e transfira para a panela novamente.
  9. Em fogo baixo, cozinhe sem parar de mexer até levantar fervura de novo. Desligue e está pronto!

Com o que servir o molho de tomate fake?

O molho de tomate fake pode ser servido da mesma forma que o molho de tomate normal. Ele fica delicioso na macarronada, na carne moída e na lasanha, mas você pode usar para qualquer coisa que desejar. Já pensou como molho de cachorro quente? Delícia!

O que fazer se o molho de tomate fake estiver muito líquido?

Se o molho de tomate fake estiver muito líquido, deixe que ele cozinhe em fogo baixo até reduzir e ficar mais encorpado.

O que fazer se o molho de tomate fake estiver muito grosso?

Se você achar que o molho de tomate fake está muito grosso, você pode adicionar um pouco mais de água e misturar bem para que ele dê uma diluída. Cuidado para não acrescentar demais, procure adicionar aos poucos.

Pode congelar o molho de tomate fake?

Você pode congelar o molho de tomate fake sem problemas e ele dura até 3 meses no congelador com o sabor e aromas preservados.

Veja mais:

Molho de tomate da Paola Carosella é ótimo para um jantar rápido e gostoso: aprenda já a receita!

Temas relacionados