
Algumas civilizações já curtiam essa delícia gelada antes de existir a geladeira (Crédito: Shutterstock)
Poucas sobremesas são mais amadas e apreciadas no mundo todo do que um bom sorvete. Esse é um doce realmente universal e todas as culturas apreciam um sorvetinho, independente do sabor e da forma de preparo.
Tem quem goste de fazer o seu próprio sorvete em casa, fugindo assim de opções industrializadas e cheias de aditivos. Se você quer tentar fazer o seu, inclusive, pode tentar seguir essas dicas aqui do TudoGostoso!
Mas, antes de tentar a receita, que tal aprender um pouquinho sobre a história dessa iguaria? Você já se perguntou, por exemplo, quem veio primeiro, o ovo ou a galin… Não, quer dizer, a geladeira ou o sorvete?
Sorvete ou geladeira, o que veio primeiro?
O que será que foi inventado primeiro, o sorvete ou a geladeira? A resposta pode te surpreender: o sorvete foi inventado bem antes da geladeira! Evidências mostram que há mais de três mil anos os chineses já misturavam o suco de frutas com mel e neve. Os romanos também tinham uma tradição de misturar neve com frutas e outros sabores.
A geladeira, porém, veio muito depois. A geladeira moderna, como a conhecemos hoje, foi inventada por Jacob Perkins em 1834. No entanto, os primeiros refrigeradores elétricos domésticos só começaram a aparecer no início do século XX. Já o primeiro refrigerador doméstico com unidade de compressor, que é o tipo mais comum usado hoje, foi introduzido em 1918.
Com isso, podemos concluir que o sorvete, um doce apreciado por civilizações antigas, como chineses e romanos, surgiu antes mesmo da geladeira, que é uma invenção do final do século 19 e começo do século 20.
Sorvete ou gelato?
O sorvete mais tradicional, como conhecemos hoje, é feito a partir do açúcar, leite, aromatizantes e de gorduras, em sua maioria a hidrogenada. Essa é a base comum entre eles e logo depois são adicionados os emulsificantes e as essências com os sabores, que podem ser de baunilha, morango, chocolate e entre outros.
Já no caso dos gelatos, eles são um produto caracterizado como artesanais, feitos sem aditivos químicos e contam com ingredientes frescos, majoritariamente naturais e de qualidade. Isso faz com que eles tenham mais sabor, mas, em contrapartida, o tempo de conservação é reduzido.
O seu modo de preparo leva pouca quantidade de gorduras e de açúcares e o seu maior diferencial é o gosto, mas o que também chama a atenção é a textura extremamente cremosa e macia, fazendo com que o seu volume seja maior.
Como escolher sorvete no mercado: descubra os ingredientes que não podem faltar no rótulo!
Truques para deixar o sorvete caseiro mais cremoso: confira