O sorvete é uma sobremesa mundialmente conhecida e apreciada e é mais antigo do que você imagina: afirma-se que ele surgiu por volta de 1000 a.C. na China. Chegou até aqui procurando uma receita de sorvete? Saiba mais sobre a origem do doce, opções deliciosas de receita de sorvete e dicas de como fazer essa delícia!
Saiba mais sobre a origem do sorvete, dicas de como fazer e receitas
Conheça as histórias sobre a origem do sorvete
Como acontece com a origem de vários pratos, a do sorvete envolve diversas histórias. Conta-se que os chineses fazia uma mistura de neve e leite de arroz, tipo uma raspadinha. O doce atraiu a curiosidade dos nobres que podiam comprar leite e também conservar a neve em buracos feitos de madeiras e revestidos de palha. A história do sorvete pode estar ligada também aos gregos e aos romanos, que misturavam o gelo a outros ingredientes, como mel e frutas secas.
Outra história afirma que Marco Polo foi o responsável por levar o sorvete da China para a Itália no século XIII. A sobremesa fez muito sucesso entre as classes mais altas: quando Catarina de Médici casou-se com Henrique, filho do rei Francisco I, na França (1533), entre os pratos levados da Itália para o banquete estavam os sorvetes. Na França, a população teve acesso ao doce gelado um século depois, quando Franceso Procópio abriu um café em Paris que servia sorbet. Depois, os sorvetes ficaram famosos por toda a Europa e chegaram ao Estados Unidos, e foi lá onde a primeira produção de sorvete em escala industrial aconteceu.
No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a experimentar a sobremesa gelada quando, em 1834, um navio americano vindo de Boston aportou com cerca de 200 toneladas de gelo em blocos com o objetivo de fazer sorvete. Naquela época, não era possível armazenar o sorvete depois de pronto e, por isso, as sorveterias diziam qual era a hora certa de comprá-los. Ele passou a ser distribuído em escala industrial no país somente em 1941.
Dicas de como fazer sorvete em casa
Acha que não é possível fazer um sorvetes caseiros tão bons quanto os que você encontra nas sorveterias? Nada disso! Confira a seguir as dicas para fazer um delicioso sorvete em casa:
1) Se você acha que a consistência e a cremosidade da sua receita caseira precisam melhorar, que tal investir num emulsificante e na liga neutra? Os dois ingredientes combinados vão incorporar ar à sua receita, vão dar mais cremosidade e vão evitar a formação de cristais de gelo.
2) Os sorvetes caseiros devem ser consumidos no mesmo dia em que foram preparados ou armazenados no freezer por, no máximo, dois dias.
3) Uma base com mais gordura, como o creme de leite fresco, vai garantir uma textura mais cremosa à sobremesa.
4) Não tem liga neutra nem emulsificante? A gelatina pode funcionar como um estabilizante, evitando a formação de cristais de gelo.
5) Se você não quiser usar ingredientes industrializados, pode fazer um sorvete cremoso com bananas congeladas, que deixa a sobremesa naturalmente congelada. A sobremesa deve ser consumida após o preparo e não pode voltar ao freezer.
6) O açúcar pode ser natural dos ingredientes, como do leite e das frutas, quanto pode ser adicionado à receita: ele é importante para adoçar e também para garantir a maciez, pois ele atua como anticongelante.
7) Se a receita pede ovo, não ache estranho: a gema faz com que a água e a gordura sejam emulsionadas; a clara em neve garante aeração e um sorvete macio.
8) Use leite de boa qualidade e bem gelado!
Receita de sorvete: opções deliciosas do TudoGostoso
Quer fazer sorvetes deliciosos em casa? Confira algumas receitas fáceis de fazer do TudoGostoso:
Para aprender a fazer um delicioso sorvete de flocos com leite em pó, confira o vídeo-receita do TudoGostoso:
Veja também: