2024 é o ano do pistache na culinária! Apontada como um dos ingredientes-tendências para os próximos meses, essa oleaginosa está se multiplicando em receitas e, especialmente, em sobremesas. Dentre elas, o sorvete de pistache é uma das que tem ganhado mais versões. Contudo, as opções industrializadas podem ser uma verdadeira fortuna: algumas marcas cobram mais de R$50 por um pote de 500 gramas de sorvete.
Para quem busca economizar, uma opção deliciosa e mais barata é fazer um sorvete de pistache caseiro. Com mais de meio milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, o confeiteiro Will Procópio (@receitasdowill) ensinou uma receita que leva apenas cinco ingredientes e garante um sorvete de pistache cremoso e perfeito para tomar naqueles dias de calor.
Sorvete caseiro não leva emulsificante e tem pistache em duas texturas
Um dos destaques dessa receita é que ela é livre de aditivos químicos. Ao contrário de algumas receitas de sorvete, que levam emulsificante para dar uma textura mais cremosa e elástica à massa, essa consegue uma consistência incrível por conta do preparo da massa do sorvete ser feito em duas etapas.
Na primeira, um “creme” de pistache é preparado com leite em pó, creme de leite e leite condensado. Essa massa esfria e a ela é adicionada a segunda “massa”, feita a partir da mistura da nata com chantilly, capaz de garantir aquela consistência deliciosa e aerada do sorvete.
Outro “pulo do gato” revelado pelo confeiteiro está relacionado ao pistache. Nesta receita, ele é utilizado em duas texturas diferentes: moído de forma mais fina no creme e mais grosseiramente ao ser misturado na massa final. Além disso, é importante que você compre pistache cru e o asse em casa. “Muito cuidado para não torrar demais o pistache, tá? Porque senão ele vai perder a cor verdinha e o sabor característico dessa delícia”, alertou.
Agora que você já descobriu os principais pontos de atenção desse preparo, vamos à receita completa.
Ingredientes:
150g de pistache
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de leite em pó
1 pote de nata
Modo de preparo:
1 - Espalhe o pistache em uma assadeira e leve-o para assar por exatamente oito minutos em forno pré-aquecido a 180ºC.
2 - Retire do forno e deixe esfriar em outra travessa
3 - Bata o pistache no processador até que ele fique em pedaços médios e separe 3 colheres de sopa.
4 - Continue processando as oleaginosas até que fique bem triturada e bem fininha, parecendo uma farinha.
5 - Coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e o pistache em uma panela e cozinhe em fogo médio até engrossar, como se fosse um mingau.
6 - Transfira essa base para um bowl e leve à geladeira;
7 - Em outra vasilha, bata a nata com açúcar à mão por alguns minutos, até chegar no ponto de chantilly.
8 - Incorpore essa mistura ao creme de pistache que foi à geladeira;
9 - Adicione as três colheres de pistache moído mais grosso e leve ao congelador por cerca de quatro horas.
Veja mais:
- Pistache no café da manhã: aprenda receita proteica e sem açúcar que vai te fazer amar a oleaginosa;