• Entrar
  • Cadastrar
Polêmica na gastronomia: confeiteira coloca fermento em receita de brownie e gera debate. Veja quem está certo!

Pode adicionar o fermento na receita de brownie ou é errado? Venha descobrir!

O modo tradicional do brownie não leva fermento entre os ingredientes. (Créditos: Shutterstock)

O brownie é uma receita simples e fácil, sendo uma ótima alternativa para quem quer se lambuzar em uma boa sobremesa! Ele pode ser feito de jeitos diferentes, seja na quantidade de cada ingrediente ou na forma de preparo, mas a grande polêmica da vez é no uso do fermento! Tudo surgiu quando a confeiteira Paula Mello (@paulamellocakedesigner) compartilhou em suas redes sociais o modo de preparo de um brownie de limão e acrescentou o fermento na receita. Esse ingrediente simples dividiu a opinião dos seguidores! Afinal, é correto colocar o fermento ou não na receita de brownie? Descubra!

Polêmica na gastronomia

O brownie é uma sobremesa fácil e barata, que faz muito sucesso quando é servido! Difícil encontrar quem não é fã desse doce simples e delicioso, né? Mas por ser um prato tradicional, muitos seguem a receita de modo fiel. Foi por isso que o ato de acrescentar fermento na receita de brownie gerou polêmica nas redes sociais da confeiteira! Muitos opinam que quando o fermento é adicionado no modo de preparo, o brownie passa a ser considerado um bolo. Geralmente essa receita é feita apenas com manteiga, ovos, achocolatado em pó, açúcar e farinha de trigo, não contando com o fermento entre os seus ingredientes.

Pode colocar fermento no brownie?

Sim, é possível adicionar fermento ao brownie, mas é importante entender que isso pode afetar a textura final. O fermento fará com que o brownie cresça um pouco mais durante o cozimento, resultando em uma textura mais leve em comparação com a receita tradicional, que o deixa mais denso e úmido. Então já sabe: se você preferir um brownie mais leve e com uma textura mais semelhante à de um bolo, pode experimentar adicionar uma pequena quantidade de fermento ao modo de preparo.

Cuidados com o fermento no brownie

Mesmo podendo adicionar o fermento na massa do brownie, recomendamos que você tenha cuidado para não adicionar muito, pois isso pode fazer com que o doce cresça demais e perca sua característica de ser um quadrado pequeno e denso. Experimente adicionar cerca de ½ colher de chá de fermento em pó para cada xícara de farinha de trigo. Lembre-se de que o resultado pode variar dependendo da receita específica e das preferências individuais de sabor e textura.


Veja mais

8kg de pudim: rainha do pudim humilha confeiteiros com doce gigante perfeito. Veja como ela desenformou (vídeo) e a receita!
"Muito bom, original e incrivelmente fácil de fazer": essa é a entrada perfeita para sua refeição de Páscoa, de acordo com nossos leitores!
Bolo molhadinho SEM OVO e com ingredientes saudáveis: a receita fácil que você vai querer fazer todos os dias

Temas relacionados