
Precisa melhorar a qualidade de sono? Médico ortomolecular dá dica de um suplemento barato e eficaz (Foto: Freepik)
Se fosse preciso escolher apenas um remédio para melhorar o sono, qual seria a melhor opção? Para alguns especialistas, o magnésio é a resposta.
Você pode ter ficado surpreso, mas esse mineral, presente em diversos aimentos, é uma verdadeira preciosidade quando se trata de saúde e qualidade do sono.
No entanto, de acordo com o médico ortomolecular Eduardo Fávero (@dr.eduardofavero), alguns tipos de magnésio, como o magnésio ligado ao Inositol ou o magnésio treonato, são excelentes para penetrar no sistema nervoso central e promover um sono mais profundo, mas não são tão acessíveis para todos.
O que fazer nesses casos, já que ele recomenda o uso do magnésio para melhorar a qualidade de sono?
Médico ensina a suplementar o magnésio de forma simples e barata
Se o orçamento está apertado, o médico ortomolecular dá uma dica valiosa. Basta utilizar o magnésio em sua forma mais simples: o cloreto de magnésio. Segundo ele, essa pode ser uma alternativa econômica e eficaz.
Embora afirme que esse suplemento não seja tão potente quanto os mais caros, ainda assim o cloreto de magnésio pode trazer benefícios para a qualidade do sono. E o melhor! Custa muito pouco.
Como preparar a solução de cloreto de magnésio:
O cloreto de magnésio pode ser encontrado em farmácias ou lojas de suplementos com o nome "Cloreto de Magnésio PA". Segundo o médico, a forma mais comum é em pó, embalado em sachês, que você precisa diluir em água.
- Para preparar a solução, basta dissolver o conteúdo de um sachê (geralmente com 33g) em 1 litro de água filtrada;
- Guarde a mistura em um recipiente de vidro, sempre na geladeira;
- Use a mistura em até 14 dias;
- A dose recomendada é 5 colheres de sopa por dia (equivale a cerca de 75 ml da solução e de 300 mg de magnésio).
O cloreto de magnésio custa menos de 1 real por dia:
O especialista acrescenta que o preço de uma embalagem de cloreto de magnésio fica em torno de R$ 5,00. Ou seja, você pode garantir a suplementação por duas semanas gastando apenas R$ 5,00, o que dá aproximadamente 35 centavos por dia.
Desta forma, com menos de 1 real por dia você tem uma dica valiosa para melhorar a qualidade do seu sono!
O que fazer se o cloreto de sódia causar desconforto abdominal
Caso sinta algum desconforto abdominal, uma boa solução, de acordo com o especialista, é dividir a dose em duas tomadas ao longo do dia.
Isso pode ajudar a aliviar qualquer incômodo. Ele ressalta ainda que pessoas que têm problemas renais devem evitar o uso.
Mesmo que o magnésio seja uma opção acessível e eficaz para muitos, é importante destacar que esse não é um tratamento prescrito.
Consulte um médico ou profissional de saúde antes de começar qualquer tipo de suplementação, pois ele poderá garantir que o suplemento seja adequado às suas necessidades.
Veja mais!
O que acontece com o corpo se tiver um excesso de magnésio? Entenda se suplementação é necessária ou se nem ajuda, nem faz mal
Relaxamento muscular e bem-estar: a fruta com magnésio perfeita para comer antes de dormir