
Aprenda a fazer ovos recheados sem maionese, mas ainda tão cremosos e deliciosos. (créditos: Shutterstock)
Os ovos mimosa são um clássico da culinária francesa. O prato consiste em ovos cozidos acompanhados de um recheio cremoso feito da gema misturada com maionese. Uma combinação saborosa e cheia de proteína, mas também gordurosa! Por isso, se você está tentando pegar mais leve nas calorias, aqui vai uma dica esperta: que tal trocar a maionese por homus?
Essa pastinha feita com grão-de-bico tem quatro vezes menos gordura, é rica em fibras e ainda ajuda no ganho de massa muscular. Ou seja, é mais saudável e ainda mantém os ovos bem cremosos e gostosos! Vale a pena testar!
Como preparar ovos mimosa com homus
Ingredientes
- 6 ovos
- 3 colheres (sopa) de homus (pode ser o tradicional de grão-de-bico)
- 1 colher (chá) de suco de limão (opcional)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha ou cebolinha picada para decorar
Modo de preparo
- Coloque os ovos em uma panela com água fria e leve ao fogo. Quando começar a ferver, conte 10 minutos. Depois, retire os ovos e coloque em água fria para esfriar mais rápido.
- Quando estiverem frios, descasque os ovos com cuidado e corte ao meio no sentido do comprimento.
- Retire as gemas com uma colher e coloque em uma tigela. Reserve as claras cozidas.
- Amasse as gemas com um garfo, misture o homus e o suco de limão (se estiver usando). Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem até formar um creme liso.
- Com uma colher, recheie as cavidades das claras com o creme de homus. Nos restaurantes franceses, é comum usar um saco de confeitar com bico de pitanga para deixar o prato ainda mais charmoso.
- Finalize com salsinha ou cebolinha picada por cima. Sirva em temperatura ambiente.
Por que incluir homus à sua dieta
O homus é uma pasta cremosa feita com grão-de-bico, tahine (pasta de gergelim), azeite e outros temperos. O ingrediente tem origem na culinária do Oriente Médio, mas é consumido no mundo todo, tanto pelo seu sabor e versatilidade quanto pelo seu valor nutricional. E não faltam motivos para incluir o alimento na alimentação, pois ele oferece vários benefícios à saúde. Entre eles, podemos destacar:
Fonte de proteína vegetal: o grão-de-bico é rico em proteínas, sendo uma ótima opção para quem segue dietas vegetarianas ou veganas.
Ajuda na saciedade: o homus é rico em fibras, o que ajuda a controlar a fome por mais tempo e pode auxiliar no controle do peso.
Faz bem para o coração: por conter gorduras boas (vindas do tahine e do azeite), o homus ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege a saúde cardiovascular.
Contribui para o ganho de massa muscular: ideal para quem pratica atividades físicas, já que combina proteína e energia de forma equilibrada.
Versátil e fácil de usar: vai bem com pães, torradas, legumes, saladas, recheios de sanduíches e wraps.
Além disso, o homus é fácil de fazer em casa e pode ser temperado do jeitinho que você gosta!
Veja também:
Faltando ovo em casa? Essas são as dicas de profissionais para gastar menos ovos nas receitas
Ovo frito na água é uma perfeição para o café da manhã ou jantar: método deixa os ovos bem cozidos e sem aquele aspecto de queimado