• Entrar
  • Cadastrar
Os 3 pontos alarmantes no uso da airfryer para que os alimentos feitos na fritadeira não façam mal à saúde
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Basta seguir essas três orientações de especialista para garantir o preparo de alimentos de forma saudável e sem colocar sua saúde em risco

Os 3 pontos alarmantes no uso da airfryer para que os alimentos feitos na fritadeira não façam mal à saúde

O uso da air fryer pode não ser vantajoso se você não seguir as orientações de especialistas em saúde (Foto: Shutterstock)

O preparo do alimentos na airfryer tem se popularizado entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, principalmente pela proposta de reduzir a quantidade de gorduras.

Esse tipo de fritadeira é realmente uma ótima opção para quem deseja seguir uma dieta com menos gordura, mas é importante ter cuidado, pois, dependendo de como você a usa, ela pode não ser tão vantajosa quanto promete.

Em alguns casos, até a fritura tradicional pode ser mais recomendada. Conheça os pontos alarmantes e aprenda a usar a sua airfryer sem colocar a sua saúde em risco.

Quando o uso da air fryer pode causar riscos à saúde 

De acordo com o nutricionista Thiago Sampaio (@thiagosampaionutricao), a principal questão no uso da air fryer está na formação de substâncias tóxicas, como a acrilamida, que surge quando alimentos ricos em carboidratos são expostos a altas temperaturas (acima de 120 graus), devido à reação de Maillard.

A acrilamida é considerada prejudicial à saúde, pois pode aumentar os riscos de câncer e problemas neurológicos. Estudos indicam que, na air fryer, a quantidade de acrilamida formada pode ser até maior do que na fritura profunda, especialmente se a temperatura utilizada for muito alta, como 180 graus ou mais.

O especialista destaca que a airfryer pode atingir temperaturas de até 200 graus, e muitas pessoas acabam usando o eletrodoméstico na temperatura máxima (causando até um tostado no alimento), o que potencializa a formação dessa substância tóxica.

"Mas se você usar a airfryer em temperaturas mais baixas, ela vai ser a melhor opção de todas. Você não vai ter contato direto com muito óleo e a quantidade de acrilamina formada vai ser muito menor em comparação aos outros métodos", explica. 

Dicas para garantir um preparo mais saudável na airfryer 

Você não precisa aposentar a sua fritadeira a ar e muito menos ter medo de usá-la acreditando estar colocando a sua saúde em risco. Basta seguir as recomendações abaixo no dia a dia quando for preparar os alimentos. 

1. Nunca utilize temperaturas acima de 180 graus. O ideal é que você não ultrapasse os 150 graus, para evitar a formação excessiva de substâncias tóxicas.

2. Acompanhe o processo de preparo. É uma forma de manter o alimento, no máximo, dourado e nunca queimado ou marrom escuro.

3. Deixe as batatas e outros alimentos imersos em água. Siga essa dica por alguns minutos antes de prepará-los na air fryer. Isso ajuda a reduzir a formação de acrilamida em qualquer método de preparo, pois a umidade interfere na reação química.

Veja mais!

3 desvantagens no uso da airfryer que os vendedores nunca vão mencionar na hora da compra

A função da airfryer que muitas pessoas não conhecem e que torna a vida ainda mais fácil

Há dois anos, comprei minha primeira airfryer. Gostaria que alguém tivesse me dito que eu também precisava desses acessórios

Temas relacionados