• Entrar
  • Cadastrar
O típico prato alemão que protege contra doenças e melhora a digestão: novo estudo comprova benefícios incríveis
Stephany MarianoPor  Stephany Mariano  | Redatora

Como uma verdadeira taurina, Stephany sempre foi apaixonada por comida. No tempo livre, gosta de assistir um k-drama bem clichê, viajar, experimentar novos sabores e fotografar tudo o que encontra por aí.

Receita feita com apenas um vegetal é fonte de fibras e antioxidantes

O típico prato alemão que protege contra doenças e melhora a digestão: novo estudo comprova benefícios incríveis

Veja o que os pesquisadores tem a dizer sobre esse prato típico (Créditos: Shutterstock)

Quem gosta de gastronomia, provavelmente já ouviu falar de algum prato típico da Alemanha. Ingredientes como batata, salsichas e carne de porco estão muito presentes em receitas do país, mas uma das receitas mais populares precisa de apenas um vegetal: o repolho.

O chucrute, receita feita com repolho fermentado, já era popular pelos benefícios que oferecia, mas recentemente um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia confirma esses benefícios, mostrando as maravilhas desse vegetal. Confira!

O que é chucrute?

Apesar do nome diferente, o chucrute, também conhecido como sauerkraut em alemão, é uma conserva feita basicamente com repolho, água e sal, mas também existem versões mais elaboradas utilizando vinhos e temperos como cravo-da-índia, gengibre e cominho. Esse típico prato da culinária alemã costuma ser servido como acompanhamento em várias refeições, sendo fonte de vitaminas do complexo B e outros nutrientes importantes.

O que o estudo revela sobre o chucrute?

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, reforça alguns dos benefícios já conhecidos do chucrute para a saúde. Os resultados apontam que o consumo regular desse prato pode auxiliar na digestão e oferecer proteção contra doenças.

Os pesquisadores descobriram que o chucrute ajuda a manter a integridade das células intestinais, diferente do que acontece somente com o consumo do repolho cru ou da salmoura, a solução de água e sal, utilizada para fazer a conserva. Segundo eles, a fermentação do repolho no preparo do chucrute modifica seu valor nutricional, aumentando a presença de compostos e substâncias benéficas à saúde intestinal.

Maria Marco, professora do Departamento de Ciência e Tecnologia da universidade, destaca que o chucrute oferece os mesmos benefícios à saúde, seja ele caseiro ou industrializado. Ela acrescenta que, junto a uma alimentação equilibrada com fibras, frutas e vegetais, adicionar pequenas quantidades de chucrute à dieta pode contribuir para reduzir inflamações e fortalecer o intestino.

Quais são os outros benefícios do chucrute para a saúde?

Antes da publicação do estudo, outros benefícios relacionados ao consumo do chucrute já eram conhecidos, especialmente devido às propriedades já presentes no repolho. Por conta de seu alto valor nutricional, contendo vitamina C, ferro, potássio e outros minerais, o chucrute também auxilia na melhora do sistema imunológico.

Além disso, também pode ajudar no processo de emagrecimento pela presença de fibras, promovendo saciedade e contribuindo no controle de apetite. O alimento também pode ser benéfico no controle dos níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

Veja mais:

Salada de repolho oriental simples e deliciosa, o modo de preparo tem um segredo que faz toda a diferença
Essa receita de repolho frito da minha avó é o que chamo de comida com alma, faço toda semana

Temas relacionados