A gripe é uma doença viral que fica ainda mais comum na temporada de Outono-Inverno. Junto dela, chegam uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo febre, dores no corpo, congestão nasal e fadiga extrema: é diante deles que a alimentação desempenha um papel crucial.
Embora não exista uma cura específica para a gripe, incluir determinados alimentos na sua dieta pode garantir o fortalecimento do sistema imunológico e garantir uma recuperação mais eficaz. Quer saber o que comer e beber quando a gripe te pegar? O TudoGostoso te conta em detalhes a seguir!
Canja de frango
Este clássico remédio caseiro não é apenas reconfortante, mas também possui propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar os sintomas da gripe. O caldo quente ajuda a hidratar e aliviar a congestão nasal, enquanto o frango fornece proteínas essenciais para ajudar na recuperação.
"Opte por sopas que contenham proteínas, vegetais sem amido e carboidratos. Para uma opção rápida e equilibrada, coloque alguns legumes congelados e frango assado desfiado em um caldo com baixo teor de sódio, explicou a nutricionista Lori Dror ao portal Everyday Health.
Alho
O alho é conhecido por suas propriedades antivirais e antibacterianas. Adicionar alho às suas refeições pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e combater os germes que causam a gripe.
Um estudo conduzido por cientistas da Universidade da Flórida concluiu que tomar suplementos de alho pode melhorar a função das células imunológicas e reduzir a gravidade dos sintomas da gripe.
Gengibre
Muito consumido na forma de chá, o gengibre é um anti-inflamatório natural e pode ajudar a aliviar náuseas e dores de garganta. Outra possibilidade é adicionar gengibre fresco a chás ou sopas para obter seus benefícios.
O departamento de Nutrição da Universidade Sun Yat-sen, na China, por exemplo, descobriu que o extrato de gengibre oferece propriedades antimicrobianas.
Chá de camomila
Além de ser calmante e reconfortante, o chá de camomila possui propriedades antioxidantes que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação. Na Universidade de Ohio, os pesquisadores evidenciaram que essa planta é uma aliada e tanto por sua ação anti-microbiana.
Frutas cítricas
Frutas como laranjas, limões e kiwis são ricas em vitamina C, que é conhecida por sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico e reduzir a duração e gravidade dos resfriados e gripes.
Mel
O mel é um poderoso remédio natural para a tosse e a garganta irritada. Uma revisão publicada em agosto de 2020 no BMJ Evidence-Based Medicine sugere que o mel pode ser mais eficaz no tratamento dos sintomas de resfriados e gripes do que os medicamentos de venda livre.
A revisão incluiu 14 estudos que analisaram quase 1.800 pessoas com infecções respiratórias superiores tratadas com mel ou remédios convencionais, como anti-histamínicos e supressores de tosse. Adicione-o ao chá de ervas ou consuma uma colher de chá puro para obter alívio imediato.
Iogurte grego
O iogurte contém probióticos que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde intestinal. "O iogurte grego tem o dobro de proteína do iogurte comum e menos lactose, portanto, é mais fácil para o sistema digestivo", contou a nutricionista. Escolha variedades sem açúcar para obter os maiores benefícios.
Água de coco
Manter-se hidratado é crucial durante a gripe, e a água de coco é uma excelente opção devido ao seu alto teor de eletrólitos, que ajudam a repor os nutrientes perdidos durante a doença.
Vegetais de folhas verdes escuras
Vegetais como espinafre, couve e rúcula são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas A, C e K, que podem fortalecer o sistema imunológico e promover a recuperação.
"Se os vegetais crus não forem atraentes, experimente assá-los, cozinhá-los no vapor ou refogá-los. Quando nossa energia está baixa, os vegetais congelados são uma ótima maneira de aumentar a ingestão com o mínimo de esforço”, contou a nutricionista.
Ao incorporar esses alimentos e bebidas em sua dieta quando estiver com gripe, você pode acelerar a recuperação, fortalecer o sistema imunológico e aliviar os sintomas desconfortáveis. Lembre-se sempre de consultar um médico se os sintomas persistirem ou piorarem.
Veja mais:
- Nem melancia, nem abacaxi, essa é a fruta que mais hidrata, tem menos calorias e é perfeita para se refrescar no calor
- Laranja na feijoada: a mistura de ferro com vitamina C é mesmo imbatível para a saúde ou é mito?