• Entrar
  • Cadastrar
Coxinha em risco? Saiba se gripe aviária pode pôr em xeque consumo de frango

 


Aumento da gripe aviária no Brasil levanta dúvida sobre a segurança no consumo de aves: Afinal, pode comer frango?

Gripe aviária: Consumir carne de frango contaminada traz risco para a saúde humana? (Crédito: Shutterstock)

Os casos de influenza aviária, a chamada gripe aviária, começaram a ser registrados no Brasil há cerca de um mês e levantaram uma dúvida sobre a segurança no consumo de aves. Será que faz mal comer frango, ovo, peru, codorna ou pato? Será o fim da brasileiríssima coxinha? O TudoGostoso te conta.

Apesar de a doença viral ser altamente contagiosa em aves domésticas e silvestres, a gripe aviária não afeta humanos com facilidade. No entanto, a taxa de mortalidade é alta nos raros casos onde ocorrem. De 2003 a 2023, apenas 874 pessoas foram contaminadas pelo vírus em todo o mundo. Mas o óbito atingiu metade do grupo, de acordo com dados registrados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É preciso ter medo da Gripe Aviária?

De acordo com o Ministério da Agricultura e a OMS, até o momento não há registro de contaminação da gripe aviária pelo consumo de alimentos preparados com bastante higiene e bem cozidos, já que o calor do preparo ajuda a eliminar o vírus.

Outra forma de contaminação viral pode ocorrer se houver o contato com aves vivas ou mortas que estejam infectadas. Esse risco cresce durante o abate dos animais, já que fluidos são eliminados durante o processo. Quando estão doentes, os animais costumam apresentar os seguintes sinais clínicos: diarreia, dificuldade respiratória e dificuldade para andar.

Prevenção: existe vacina contra Gripe Aviária?

O Instituto Butantan, em São Paulo, começou a desenvolver uma vacina contra a gripe aviária em humanos. De acordo com a entidade, há o temor do surgimento de uma nova pandemia. O lote piloto, produzido a partir do aprendizado obtido com os casos de Covid-19, já está pronto para testes pré-clínicos.

Veja mais:

De buquê de coxinha até hambúrguer de pizza: descubra a comida de rua carioca da Feira Nacional do Podrão

Coxinha vegana: 4 utensílios para preparar o salgado feito com jaca

Temas relacionados