
Veja a sugestão de uma nutricionista para ter o café da manhã que cura a ressaca (Créditos: Shutterstock)
O carnaval já está entre nós e a curtição está liberada. No entanto, por mais que seja muito bom se divertir com os amigos, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas acabando resultando na temida ressaca no dia seguinte. Além de cuidar da hidratação do corpo, a alimentação também é uma forma de amenizar a ressaca e até mesmo ajudar a curá-la.
Pensando nisso, trouxemos dicas de uma especialista do que comer no café da manhã para ajudar o seu organismo a se recuperar e se sentir bem novamente. Muitos alimentos ajudam a aliviar sintomas como a dor de cabeça, boca seca, enjoo e vômito, por isso, com a combinação certa você vai começar o dia com o pé direito. Confira!
Qual é o melhor café da manhã para curar a ressaca?
Em entrevista ao jornal Metro do Reino Unido, a terapeuta nutricional, Cara Shaw, deu dicas do que comer na manhã seguinte. Segundo ela, um bom café da manhã pós-ressaca deve regular o açúcar no sangue e reforçar o fígado, órgão responsável por fazer a decomposição do álcool no organismo.
Shaw aconselha esperar pelo menos 90 minutos após acordar para então preparar um café da manhã com alimentos ricos em proteína. “Se você bebeu o dia todo, principalmente com muita cerveja, coquetéis com alto teor de açúcar ou misturas açucaradas, é provável que seu açúcar no sangue fique descontrolado nas primeiras horas”.
Deixe o clássico café com leite e o pão com manteiga de lado e aposte em frutas, fontes de proteína como o ovo e alimentos que forneçam vitaminas B e antioxidantes. Shaw diz que essa refeição do dia pode conter ovo, queijo feta, abacate e cogumelos, por exemplo. Veja a sugestão da nutricionista de café da manhã perfeito para curar a ressaca:
- 3 ovos cozidos do jeito que você quiser
- ½ xícara de cogumelos salteados em azeite
- ½ abacate
- Uma pouco de queijo feta
- Um punhado de tomates cozidos
- Regue com azeite
Mas, por que esses alimentos específicos? Ela explica que os ovos são uma boa fonte de proteína e de colina, um nutriente que auxilia na desintoxicação do fígado. Já os cogumelos são uma boa fonte de vitaminas B, componente que também ajuda a sustentar o fígado e o abacate é uma gordura saudável que conta com nutrientes como potássio e vitamina E.
As fibras presentes nesse café da manhã auxiliam na eliminação de toxinas, junto o queijo que oferece energia através da vitamina b12 e dos tomates cozidos, atuando com sua ação antioxidantes e anti-inflamatória, anulando os efeitos do álcool no corpo.
Por fim, ao acrescentar um fio de azeite, você aumenta as propriedades anti-inflamatórias, reduzindo o estresse oxidativo que o excesso de álcool pode causar. A nutricionista lembra da importância da hidratação e recomenda uma xícara de matcha, uma bebida que também contém cafeína e oferece benefícios à saúde.
Que outros alimentos posso colocar no café da manhã para curar a ressaca?
Se você não gosta de cogumelos e tomate no café da manhã, há outras opções estratégicas e nutritivas para ajudar na recuperação da ressaca. Alimentos como quinoa, aveia, chia, amêndoas e castanhas são ricos em vitaminas do complexo B e podem substituir o cogumelo, além de fornecer fibras essenciais para essa refeição. Já as frutas, como banana e morango, junto com o iogurte, são ótimas fontes de vitamina B12 para incluir no seu café da manhã.
Veja mais:
O que comer (E NÃO COMER) se você está de ressaca
Essa é a forma mais rápida de curar a ressaca, segundo essa nutricionista