• Entrar
  • Cadastrar
Nem açúcar, nem bicarbonato: é assim que se tira a acidez do tomate sem usar nenhum ingrediente extra!

Tirar acidez do molho de tomate é muito mais fácil do que você imagina e não precisa usar nenhum ingrediente mirabolante! 

Nem açúcar, nem bicarbonato: é assim que se tira a acidez do tomate sem usar nenhum ingrediente extra!

Veja como tirar acidez do molho de tomate sem usar nenhum ingrediente extra (Créditos: Canva)

O molho de tomate é um dos mais versáteis que existem, sendo usado como base para diversas outras receitas, como é o caso do molho à bolonhesa. Apesar de já ser um clássico da culinária há muitos anos, muitas pessoas ainda não conseguem acertar no sabor para ficar igualzinho de restaurante, sempre deixando ácido demais.

Para corrigir esse problema, existem alguns truques muito populares, como adicionar açúcar ou cenoura picadinha ou bicarbonato de sódio ao molho de tomate. Porém, se você quer fazer um molho gostoso e não tem nenhum desses ingredientes em casa, chega mais porque o TudoGostoso vai te ensinar a dica para tirar a acidez do molho de tomate de um jeito prático e fácil. Confira!

Como tirar acidez do molho de tomate sem usar açúcar, bicarbonato ou cenoura?

Uma característica comum de qualquer molho de tomate é ser ácido, e é preciso saber as técnicas certas para balancear o sabor. Para resolver esse problema, muitas pessoas têm o costume de usar ingredientes como açúcar, bicarbonato de sódio ou cenoura, que ajudam a mascarar a acidez. No entanto, não é necessário usar nenhum desses ingredientes para obter um molho de tomate gostoso e ácido na medida certa!

Seja fazendo molho de tomate com tomates frescos ou preparando a partir de passata e extrato prontos, você precisa seguir alguns passos simples. O primeiro é cozinhar muito bem, em fogo baixo. O molho de tomate tende a ficar mais ácido quando os tomates não são cozidos o suficiente. Caso opte por tomates frescos, o ideal é escolher os tipos Débora ou italiano, os melhores para molho.

Depois que você deixou o molho de tomate cozinhar bastante, é hora de perfumá-lo. Para isso, aqueça uma panela com um pouco de azeite ou manteiga e acrescente os temperos de sua preferência. Sinta-se livre para usar ervas e especiarias, são elas que darão aquele sabor e odor incríveis.

Em seguida, transfira o molho de tomate para ela. As gorduras são conhecidas por ajudar a diminuir a acidez, e se você deseja fazer um molho refogado, elas já irão ajudar sem que você precise usar outro ingrediente extra. Esse é o truque da chef Paola Carosella, e é possível notar nos vídeos do canal do Youtube que ela gosta de usar bastante manteiga no preparo.

Veja mais:

“Nunca se coloca óleo na água do macarrão”: aqui está o segredo de Paola Carosella para cozinhar a massa sem grudar

Temas relacionados