
Sua vida vai mudar depois que você aprender como guardar batata do jeito certo (Créditos: Canva)
A batata é um dos vegetais que mais causa controvérsias na hora de armazenar. Há quem jure que ela deve ser guardada dentro da geladeira para durar mais tempo, e há quem fale que o melhor lugar é na fruteira, em cima do balcão da cozinha. Mas e se eu te contar que esses dois métodos estão errados? Hoje eu vou te contar como guardar batata do jeito certo para ela durar por mais tempo sem brotar e com o mesmo sabor e textura. Confira!
Não guarde batatas na geladeira ou no balcão da cozinha: o jeito correto de guardar o tubérculo
Diferente do que muitos pensam, guardar a batata na geladeira não é uma boa opção. Isso porque o amido que contém na batata crua se decompõe em açúcar, deixando o tubérculo adocicado e mudando a textura. O sabor adocicado não é agradável e a mudança na textura deixa a batata parecendo uma maçã “farinhenta”, principalmente na hora de fazer purê.
Em cima do balcão, seja dentro de um saco ou não, o resultado são batatas que brotam rapidamente, ficam macias demais e até podres em poucos dias. Tanto o calor quanto o excesso de umidade contribuem para a deterioração do alimento; ao deixar dentro de um saco, junta o calor e a umidade concentrada, podendo ser pior dependendo da região em que você mora. Fora do saco, a umidade não atinge tanto a batata, mas a claridade e o calor, sim.
Agora você deve estar se perguntando: então, onde eu coloco o raio da batata? Calma que tudo tem uma solução! Você deve guardar a batata em um local escuro, mas longe de umidade e por onde circule o ar. Parece impossível, mas um armário ou gaveta com frestas para ventilação são uma excelente opção.
Uma grade vazada na parte inferior do armário, próximo ao chão, em um local com pouca iluminação também é uma excelente saída, além de te ajudar a otimizar espaço na sua cozinha. Só lembre de deixar as batatas longe das cebolas, pois juntas apodrecem muito mais rápido.
Veja mais:
Sem murchar e sem mofo: cebola e alho frescos por 3 meses se armazenados corretamente