
É preciso saber armazenar suas frutas corretamente para evitar mofo (Créditos: Shutterstock)
Uma única laranja é o suficiente para atingir a dose diária recomendada de vitamina C. Outra vantagem dessa fruta é que todas as suas partes são benéficas para a nossa saúde, da parte branca da laranja, que é rica em antioxidantes, até a casca, que possui muitos bioativos. Não é à toa, então, que a fruta é super popular nos lares brasileiros.
Para ajudar com problemas comuns relacionados à fruta, já explicamos como usar cada tipo de laranja e ensinamos um truque simples para não errar na hora de escolher laranjas no TudoGostoso. Só não tínhamos mencionado o seguinte: é preciso guardar a laranja do jeito certo em casa.
Imagina todo o trabalho de ir ao mercado e comprar as laranjas mais suculentas apenas para elas mofarem na fruteira? Aprenda a forma correta de armazená-las para evitar perder seu tempo e desperdiçar comida no TudoGostoso.
Evite guardar a laranja desse jeito
A maneira correta de guardar uma laranja depende, principalmente, de quando (e como) você vai consumi-la. Na realidade, a qualidade de alimentos perecíveis, como pão, frutas e legumes, é muito sensível ao armazenamento. O ideal é que fiquem em espaços arejados.
Evite colocá-las dentro de potes ou sacolas fechadas: a umidade vai ficar "presa" junto com suas frutas e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos.
Pelos mesmos motivos, você não deve deixar as laranjas em contato com água. Inclusive, a chef Ann Ziata não recomenda lavar suas laranjas se não for consumi-las imediatamente. Embora a higienização de frutas e outros alimentos seja um passo importante para protegermos nossa saúde, é preciso saber o momento certo de fazê-lo!
Se eu cortar fora a parte mofada da laranja, posso comer o resto da fruta?
Não. Se você notar manchas esverdeadas, brancas ou pretas nas laranjas, você deve jogá-las fora. Lembre-se que não existe uma "parte boa" de comida mofada. O consumo de alimentos com bolor pode ocasionar náuseas, vômitos, problemas gastrointestinais e reações alérgicas.
Veja mais!
Como evitar fungos e bactérias na cozinha: confira as dicas
O que acontece se eu comer um alimento queimado?