• Entrar
  • Cadastrar
Mousse de liquidificador: tempo de bater a massa é essencial para um bom resultado. Entenda!

Nada de pressa, bater a massa do mousse pelo tempo certo faz mais diferença do que você imagina

Bater bem a mousse é essencial para uma receita perfeita deste doce (Créditos: Shutterstock)

As receitas de mousse rendem ótimas sobremesas e, melhor ainda, são muito fáceis de fazer. Você consegue até mesmo fazer uma mousse de 3 ingredientes em apenas 5 minutos. É o doce perfeito para quem está aprendendo a cozinhar e você pode preparar usando o liquidificador. Só que, mesmo sendo uma sobremesa fácil, existem alguns truques que só quem já virou especialista em mousse sabe.

Uma dica que pouca gente leva a sério é sobre tempo de bater a massa. Muita gente acha que sabe o ponto só de olhar e para de bater antes do tempo indicado, mas esperar um pouco mais faz toda a diferença no resultado de uma boa mousse de liquidificador. E isso não importa se é mousse de limão, mousse de maracujá, mousse de chocolate ou outro sabor. Descubra no TudoGostoso por que o tempo de bater a massa da mousse de liquidificador é tão importante e mais dicas para acertar no ponto do doce.

Por que o tempo de bater a mousse é importante?

O processo de bater ingredientes no liquidificador não serve apenas para misturar em uma massa uniforme. No caso das receitas de mousse, o tempo de bater é essencial para deixar o doce mais aerado como todo mundo ama. A receita tradicional de mousse usa clara em neves que “crescem” justamente porque forma ar ao bater as claras. Quer uma curiosidade? Esse também é um dos motivos do pudim ficar com furinhos.

Por isso, se você quiser uma mousse aerada, é importante bater as claras bem até ficar em ponto de bico e depois misturar os outros ingredientes. No caso de receitas de mousses rápidas que usam gelatina no lugar da clara do ovo, o processo é parecido. Para fazer uma mousse aerada de gelatina no liquidificador, primeiro bata apenas a gelatina primeiro e depois adicione os outros ingredientes.

Em todos os casos, quanto mais você bater, mais aerado sua mousse de liquidificador vai ficar. Assim que estiver no ponto certo, já passe para os recipientes e leve para a geladeira. Deixar “assentar” pode fazer com que perca o ar que teve todo o trabalho de formar.

Como deixar a mousse de liquidificador perfeita?

Você não precisa se preocupar se achar que cometeu um erro com a sua receita. Com algumas dicas você pode fazer uma mousse perfeita salvando de qualquer erro. Caso a sua mousse esteja mole não importa quantas horas esteja na geladeira, o truque é adicionar gelatina incolor, independentemente se tem ou não na receita original. Junte a massa novamente, coloque um pouco da gelatina incolor que não afeta o sabor e bata novamente pelo tempo que for necessário.

Ao fazer uma mousse de chocolate, a dica é escolher bem o chocolate. Prefira uma opção de boa qualidade para conseguir a textura certa. Em relação ao tipo de chocolate, o mais indicado é optar por algum chocolate amargo. Como essa sobremesa leva açúcar ou leite condensado normalmente, você evita fazer um doce muito enjoativo. Os derivados do leite, como o leite condensado, são os melhores amigos das mousses de frutas cítricas como limão porque a união desses ingredientes consegue deixar a mousse aerada.

Veja mais:
Mousse de limão X mousse de chocolate: o embate entre sobremesas irresistíveis de Natal
Nutri ensina mousse de chocolate com apenas 3 ingredientes saudáveis: dá para comer sem atrapalhar a dieta
24 sobremesas fáceis no liquidificador: bata todos os ingredientes e aproveite doces deliciosos!

Temas relacionados