Nada melhor do que começar o dia comendo um bom mingau de aveia integral, né? Essa é a escolha perfeita para quem segue uma alimentação saudável e busca um prato proteico, cheio de benefícios, mas também não abre mão de uma boa comida gostosa. Além disso, o mingau também pode ser uma ótima alternativa para quem busca perder uns quilinhos, pois é uma opção que aumenta a saciedade por mais tempo e ainda dá aquela carga extra de energia para o corpo. Quantos pontos positivos, não é mesmo? Mas para finalizar com chave de ouro ainda tem algo melhor: ele é superprático e rápido de ser feito! Venha aprender com o TudoGostoso a como prepará-lo. É tão fácil que você vai querer repetir todas as manhãs!
Como fazer o mingau de aveia integral
Aprenda essa receita simples de mingau de aveia integral e transforme suas manhãs em momentos deliciosos e saudáveis. Essa receita demora cerca de 10 minutos para ser finalizada e tudo o que é necessário são de 4 ingredientes, facilmente encontrados em mercados. Comece o dia comendo esse mingau incrível e repleto de benefícios.
Ingredientes
- 2 xícaras de leite integral
- 5 colheres (sopa) de aveia de flocos finos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- Canela a gosto
Modo de preparo
- Coloque o leite em uma panela em fogo médio.
- Quando começar a levantar fervura, adicione a aveia e o açúcar.
- Mude para fogo baixo.
- Mexa bem e quando começar a grudar na panela, retire do fogo.
- Coloque em um prato fundo.
- É opcional, mas se desejar você pode polvilhar a canela por cima.
Efeitos da aveia no corpo
Além de promover saciedade e energia, o alimento contém diversos nutrientes como fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas. A aveia libera a serotonina, uma molécula responsável pela regulação dos níveis de humor no cérebro, fazendo com que tenhamos mais pensamentos e sentimentos positivos ao longo do dia e isso contribua para a saúde mental. Ela diminui os níveis de glicose no sangue, sendo ótima para o controle do açúcar! Além desse fator, também melhora a sensibilidade à insulina, sendo indicada para pessoas que possuem diabetes tipo 2. Esse cereal é ótimo para quem tem problemas de prisão de ventre, pois acelera a digestão.
Veja mais
Salada coreana de pepino bem temperadinha: é saudável e fácil de fazer em casa
Bolo de banana sem açúcar e sem lactose: como preparar receita simples e saudável
Comer esses alimentos afeta a memória (e o cérebro!), diz importante estudo sobre alimentação