• Entrar
  • Cadastrar
Marmita fitness: confira as dicas de como fazer
Para ser mais saudável fora de casa: confira dicas de como montar uma marmita fitness e veja sugestões de receitas deliciosas

Cada vez mais pessoas têm aderindo à marmita na hora de comer fora de casa: elas ajudam a economizar dinheiro e também são uma maneira de controlar o que se come, o que é importante para quem quer ter uma vida saudável. Se você tem o objetivo de ganhar massa muscular, perder peso ou simplesmente ser mais saudável, é necessário controlar a alimentação: quer saber como fazer uma marmita fitness? Confira a seguir dicas de como montar a sua marmita e também sugestões de receitas deliciosas:

marmita fitness Veja dicas de como fazer marmita fitness

Marmita fitness: confira as dicas de como fazer

Se você leva marmita para o trabalho e quer se alimentar melhor, é importante seguir uma regrinha em relação à composição do prato: metade da sua marmita tem que ser feita com legumes e verduras; 1/4 dela deve ser composta de proteína (vegetal ou animal) e 1/4 deve ser de carboidratos. Isso é uma regra básica, mas, dependendo do seu objetivo (como emagrecer ou ganhar massa muscular), a composição da sua marmita pode mudar. Para ter um acompanhamento profissional da sua alimentação, procure um nutricionista.

Como montar a marmita fitness: o que escolher

Para montar uma marmita fitness, escolha alimentos frescos e, de preferência, não utilize molhos ou queijos: eles podem deixar a sua refeição muito mais calórica. Confira a seguir quais alimentos escolher:

Carboidratos

Muita gente tem optado por cortar os carboidratos da alimentação, mas eles são fonte de energia e essenciais para uma alimentação saudável. Opte por carboidratos de boa qualidade, como a batata-doce, a quinoa, a mandioquinha e o aipim. Deixe de lado os carboidratos refinados, como as massas. Faz muita questão do arroz? Escolha a versão integral.

Legumes e verduras

Nem precisamos ressaltar a importância deles, né? Eles são fontes de nutrientes, dão saciedade e devem compor metade da sua marmita. Se for levar salada de folhas, leve-a num pote separado para que as folhas não murchem. Dê preferência às preparações no vapor, no forno e com pouca gordura: os alimentos quando são gratinados, por exemplo, ficam deliciosos, mas nada fitness, né? Faça uma marmita bem colorida com alimentos como abobrinha, brócolis, couve-flor, beterraba, pepino e outros legumes.

Proteínas

Elas são superimportantes para quem quer ganhar ou manter a massa muscular. Além disso, têm muitas outras funções no organismo, como regular hormônios, reconstruir tecidos que foram lesionados, transportar substâncias para o corpo, produzir enzinas e anticorpos e mais. Elas podem ser de origem animal ou vegetal. Se você come carne, escolha peixe, frango e carne bovina com pouca gordura (patinho, filé mignon, lagarto, maminha e outros). As proteínas vegetais podem ser obtidas através de alimentos como grão-de-bico, soja, feijão, tofu, lentilha e ervilha.

Receitas para a marmita fitness

Salada de grão-de-bico

Almôndegas de frango

Almôndegas de carne

Filé de peixe assado

Arroz de couve-flor

Salada de atum com feijão-fradinho

Abobrinha recheada

Carpaccio de beterraba

Refogado de couve-flor com brócolis

Temas relacionados