
Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o melhor momento para comer frutas no dia a dia (Créditos: Shutterstock)
Para ter uma alimentação saudável e equilibrada é importante incluir frutas na rotina. Fonte de nutrientes, vitaminais e minerais essenciais para o funcionamento do organismo, existe uma ampla variedade de frutas para todos os gostos. No entanto, uma dúvida que muitas pessoas têm é a seguinte: fruta se come antes ou depois das refeições? Esse é um debate de longa data e se você também tem essa dúvida, o TudoGostoso trouxe dicas de especialistas para te ajudar a entender melhor.
Fruta se come antes ou depois das refeições?
Segundo especialistas, é importante entender que não existe uma regra para comer frutas. O momento em que você irá comer uma fruta, seja antes ou depois da refeição, vai depender da sua preferência e de seus objetivos. Por exemplo: se você quiser controlar o apetite e ter uma digestão mais sensível, a melhor opção é comer antes.
Porém, se seu objetivo é potencializar a absorção de nutrientes, ter uma sobremesa saudável ou diminuir o consumo de açúcar, a melhor alternativa é comer a fruta após as refeições. Porém, mais importante do que pensar no melhor horário para comer é não deixar de incluí-las na sua rotina alimentar.
As melhores frutas para comer antes da refeição
Um dos principais motivos pelo qual as pessoas comem frutas antes das refeições é pelo fato de auxiliarem na digestão e ajudarem a controlar o apetite. Nesse caso, opte pelas mais leves e ricas em água. As enzimas e fibras presentes nas frutas também podem ajudar a preparar o sistema digestivo, sendo uma forma de evitar os efeitos da má digestão. Algumas das melhores opções são: maça, melancia, mamão, pera e ameixa.
As melhores frutas para comer após a refeição
Ao comer frutas após as refeições você estará potencializando a absorção de nutrientes, auxiliando na digestão e complementando sua alimentação com energia e antioxidantes. Consumindo frutas, especialmente após o almoço ou jantar, você otimiza a absorção do ferro presente no feijão, por exemplo, um grão que faz parte da rotina de muitas pessoas.
Essa prática também pode evitar que o alimento fique preso e fermente no trato digestivo, causando aquele desconforto e inchaço. Algumas das melhores opções são: frutas vermelhas, banana, abacaxi, kiwi, laranja, goiaba, acerola, caqui, tâmara e uva.
Veja mais:
Nada de beliscar, nem ficar sem comer entre o almoço e o jantar: aqui estão 10 ideias de lanches saudáveis e gostosos para uma alimentação saudável
As deliciosas frutas que mais aumentam o açúcar no sangue, entenda impacto no aumento da glicose na corrente sanguínea