
Seguindo essas dicas simples você não terá mais problemas na hora de descascar os ovos (Créditos: Shutterstock)
Quem nunca precisou encarar a missão de descascar um ovo cozido e acabou deixando ele completamente destruído? Esse é um problema muito comum, mas existem alguns truques simples que prometem evitar ou pelo menos amenizar essa questão, como adicionar um pouco de vinagre na água ou descascar os ovos em água bem gelada.
No entanto, uma especialista em alimentos revelou que pouca gente sabe o melhor jeito de fazer essa tarefa, apresentando estratégias baseadas na ciência. Ficou curiosa, o TudoGostoso vai te explicar tudinho. Confira!
Como descascar ovos do jeito certo, segundo especialista em alimentos?
O ovo conta com três camadas de proteção, a casca dura por fora, uma membrana interna e outra externa, além de uma camada de ar entre essas membranas. Além disso, existem alguns fatores que influenciam no fato dos ovos cozidos serem difíceis de descascar. Um deles é o seu pH, que pode ser equilibrado ao adicionar certos ingredientes na água.
Mas, existe outro fator que influencia muito na hora de descascar um ovo cozido: a temperatura de armazenamento. Estudos comprovam que ovos que foram armazenados a cerca de 22 graus celsius podem ser mais facilmente descascados após o cozimento. Pensando nisso, a especialista em alimentos Paulomi Burey, revela em texto para o The Conversation algumas estratégias científicas que vão te ajudar:
Evite ovos frescos
Ovos muito frescos costumam ser mais difíceis de descascar. Isso acontece porque, quando o ovo ainda é novo, ele quase não tem espaço de ar dentro. Com o tempo, o ovo vai perdendo um pouco de umidade pela casca, que é porosa.
Isso faz com que a câmara de ar dentro dele aumente e o conteúdo encolha, o que ajuda na hora de começar a descascar. Além disso, a clara do ovo, que já é um pouco alcalina desde o início, fica ainda mais alcalina à medida que o ovo "envelhece" e esse aumento do pH também torna o descascamento mais fácil.
Atenção na temperatura da água
Na hora de cozinhar os ovos uma dúvida muito comum é se devemos colocá-los na água desde o início ou se é melhor esperar a água ferver para depois colocá-los na panela. Acontece que alguns especialistas recomendam deixar a água ferver, reduzir o fogo para brando e só então colocá-los delicadamente.
A ideia por trás desse método é que, ao expor o ovo ao calor intenso logo no início, a membrana interna tende a se soltar mais facilmente da casca e da clara. Mas é importante que os ovos estejam em temperatura ambiente, para evitar que a casca rache por causa da mudança brusca de temperatura.
Depois de seguir essas duas dicas, você pode mergulhá-los em água gelada como de costume. Isso ajudará a clara do ovo a se afastar um pouco da casca, garantindo um efeito ainda melhor para que você possa descascar os ovos da maneira mais uniforme possível.
A especialista ainda recomenda que você guarde as cascas para aproveitar ao máximo o alimento. Aqui no blog, nós já falamos sobre as maravilhas que podem ser feitas com a casca de ovo.
Veja mais:
O que acontece se você comer 1000 ovos em um mês? Esse fisiculturista testou e os resultados foram surpreendentes!