O papel-alumínio é um item muito prático da cozinha e serve para diferentes coisas, inclusive para usar em receitas. Por exemplo, para fazer carne no bafo ou então uma batata-doce, o papel-alumínio pode ser usado durante o preparo.
Porém, existem situações em que não é recomendado usar papel-alumínio no forno, sabia? É sobre essas situações que vamos falar a seguir!
Quando NÃO usar o papel-alumínio no forno
Existem situações específicas em que o uso de papel-alumínio no forno pode causar problemas, prejudicar a qualidade dos alimentos ou até danificar o equipamento. Veja que situações são essas!
1. Nunca use para forrar o forno
Forrar o fundo do forno com papel-alumínio pode parecer uma boa ideia para evitar sujeira, mas isso pode comprometer o funcionamento do aparelho. O alumínio bloqueia as saídas de ar, prejudicando a circulação e distribuição uniforme do calor.
Isso pode resultar em assados desiguais e até causar danos ao forno, como riscos no esmalte interno. Para proteger o forno, opte por bandejas removíveis e fáceis de limpar.
2. Evite ao assar bolachas e doces
Ao assar bolachas ou biscoitos, usar papel-alumínio pode levar a uma cozedura irregular. Como o alumínio conduz calor de forma rápida, as partes da massa que estão em contato direto com o papel podem queimar, enquanto o restante pode ficar mal assado. Nesse caso, a melhor alternativa é o uso de papel-manteiga ou forros de silicone, que garantem uma distribuição uniforme do calor.
3. Atenção à exposição prolongada ao calor
Estudos sugerem que, em altas temperaturas, pequenas quantidades de alumínio podem ser transferidas para os alimentos. Embora isso geralmente não seja considerado um risco imediato à saúde, evitar essa exposição em pratos que exigem longas horas no forno, como assados, pode ser uma medida prudente.
4. Não use com alimentos ácidos
Alimentos ácidos, como tomates, frutas cítricas ou pratos que contenham vinagre, podem reagir com o alumínio. Esse contato químico pode resultar em pequenos buracos no papel ou até na transferência de resíduos de alumínio para os alimentos. Essa reação pode alterar o sabor e, em longo prazo, aumentar a exposição ao alumínio, algo que deve ser evitado.
Lembrando que se você notar que o papel-alumínio escureceu durante o uso no forno, não se preocupe: esse escurecimento ocorre devido à formação de óxido de alumínio, que resulta da umidade liberada pelos alimentos. Embora possa alterar a aparência do papel, isso é considerado inofensivo para a segurança dos alimentos.
E no micro-ondas, pode?
Essas são situações que você deve evitar ao usar papel-alumínio no forno, mas quando o assunto é micro-ondas ele não deve ser usado de jeito nenhum. Quando exposto às micro-ondas, o alumínio reflete as ondas eletromagnéticas, o que pode gerar faíscas, danificar o aparelho e até causar incêndios.
Descubra de uma vez por todas qual o lado certo do papel-alumínio
5 utilidades do papel-alumínio que você não conhecia