O pão é um alimento muito presente no nosso dia a dia. Mas nada é mais frustrante do que vê-lo perder a crocância e a maciez em poucas horas. O congelamento até parece uma solução, mas muitas vezes altera o seu sabor e a textura, além de precisar esperar mais tempo até ele descongelar. Então, como preservar o frescor do pão sem sacrificar sua qualidade?
Felizmente, existe um método de armazenamento bem simples e prática que permite prolongar a vida útil do pão, mantendo seus sabores e textura. Veja a seguir.
Proteja o seu pão com um pano de algodão ou linho
Para guardar o pão sem que ele fique mole ou ressecado, esqueça os sacos plásticos e opte por um pano limpo de algodão ou linho. Ao contrário do plástico, que retém a umidade e amolece a crosta, o linho e o algodão são materiais que permitem que o pão respire, protegendo-o do ar. Portanto, embrulhar o alimento nesses tecidos conserva a umidade necessária para preservar a textura crocante da crosta e a maciez do miolo.
Para maior eficiência, coloque o pão embrulhado em local fresco e seco, como uma caixa de pão ventilada de madeira ou metal.
O truque secreto: uma maçã ou uma batata
Para prolongar ainda mais o frescor do seu pão, coloque uma maçã ou batata cortada no mesmo recipiente onde você guarda o alimento. Tanto a fruta quanto o tubérculo ajudam a manter um bom nível de umidade e, ao mesmo tempo, limitam a exposição ao ar. Com essas dicas simples e naturais, seu pão fica gostoso por vários dias!
Veja também:
Comer pão congelado e descongelado pode ser um problema: entenda motivos e aprenda como armazenar o alimento de forma segura
Pão de arroz de liquidificador fofinho: receita sem glúten é simples e fica uma delícia