Você sempre usou o termo tempero para se referir aos ingredientes usados na sua cozinha, mas nunca imaginou que estivesse confundindo tudo! Mas não se preocupe porque muita gente também vai descobrir que existe uma diferença com as definições a seguir.
As ervas, responsáveis por inúmeros benefícios ao corpo, as especiarias e os temperos, como listado neste guia completo, não são a mesma coisa. Apesar de serem usados para dar um toque a mais de sabor, aroma e cor às receitas, cada um tem uma especificidade.
A parte da planta utilizada, ou mistura delas, é que determina qual das opções você está acrescentando ao seu preparo. Para saber identificar, confira essa explicação prática da equipe de Nutrição da UFSC (@cozinhandocomcienciaufsc) para nunca mais errar.
Aprenda a diferenciar especiarias, ervas e temperos
Pode até parecer mais complexo do que é, mas o que diferencia cada ingrediente são detalhes muito simples. Veja a seguir e descubra o mistério por trás de cada um dos itens de cozinha responsáveis por realçar os sabores, as cores e os aromas dos alimentos.
-
Especiarias: são as flores, raízes, sementes e caules. Alguns exemplos do que se chama de especiarias são a canela (que é muito mais do que um aroma marcante), o açafrão-da-terra ou cúrcuma, que tem efeitos surpreendentes para a saúde, pimenta, cravo, noz moscada, cominho, páprica e o todo-poderoso desinflamatório gengibre.
-
Ervas: são as folhas e algumas flores. Dentre os exemplos estão o alecrim, que serve para muitas receitas, manjericão, salsa, manjerona, orégano, sálvia, tomilho (muito benéfico para a saúde), cebolinha, coentro, hortelã.
- Temperos: É a mistura de especiarias ou ervas. Basta citar como exemplo o curry, que é uma mistura de ingredientes como cravo, páprica, gengibre, cardomomo, coentro, cominho, pimenta e canela.
Misturas industrializadas também são consideradas temperos?
A resposta é sim! Eles também são chamados de temperos por se tratar de uma mistura de especiarias e ervas. A diferença dos temperos industrializados é que eles também contêm adição de sódio em excesso e aditivos como aromatizantes, corantes e realçadores de sabor artificiais.
Por este motivo, a melhor aposta é optar pelas ervas, especiarias e temperos naturais nas receitas ou preparar os próprios temperos com ingredientes naturais.
Veja mais!
Como fazer páprica caseira: aprenda o passo a passo fácil para ter um tempero natural e sem conservantes!
O coentro, amado por uns e odiado por outros, funciona como detox no organismo e faz muito bem a saúde!