A páprica é um condimento que usamos muito no nosso dia a dia para temperar as mais variadas receitas. Seja doce ou picante, ele dá um gosto e um sabor incrível aos pratos que comemos sempre, como é o caso do filé de frango e do carré de porco. Você consegue encontrá-la com facilidade em mercados, mercearias e lojas de produtos naturais, mas você já pensou se pudesse fazer a sua em casa? Pois saiba que é possível! Hoje o TudoGostoso vai ensinar como fazer páprica caseira natural e sem conservantes; assim, você sabe exatamente o que tem na sua comida. Confira!
Como fazer páprica caseira: aprenda a versão 100% natural e sem conservantes!
A páprica caseira é tão fácil de fazer que você nunca mais vai querer comprá-la. Para melhorar, você só precisa de 1 ingrediente simples: pimentão vermelho. Isso mesmo! Com ele, você consegue fazer os dois tipos de páprica, tanto a picante quanto a doce, o que muda é o modo de preparo. Vem que a gente vai te ensinar!
Modo de preparo da páprica picante: veja todo o passo a passo
Comece limpando o pimentão muito bem, e o TudoGostoso já ensinou a maneira certa de higienizar alimentos, então corre lá para dar uma olhada! Em seguida, corte o topo fora e fatie o pimentão em rodelas finas, com semente e tudo! Depois, coloque tudo dentro do cesto da airfryer e leve para assar a 180º C de 5 em 5 minutos, até que você perceba que as rodelas estão completamente desidratadas. Você também pode usar o forno se preferir, seguindo a mesma temperatura até desidratar, porém pode ser que demore mais.
Espere o pimentão esfriar levemente e transfira-o para o processador de alimentos. Triture bem até formar uma farinha fina e, voilá, está pronta sua páprica picante! Conserve em um recipiente bem vedado, em local seco e longe da luz; assim, a validade é de 12 meses!
Ah, uma dica: se você quiser a páprica ainda mais picante, você já pode misturá-la com pimenta-do-reino moída, sabia? Assim, você tem aquele tempero poderoso em casa com facilidade, perfeito para quem não dispensa uma comida mais quente!
Páprica doce: o TudoGostoso ensina a fazer o tempero em casa!
Agora que você já aprendeu como fazer a páprica picante, a páprica doce vai ser molezinha! Na verdade, o modo de preparo é basicamente o mesmo, a diferença está na remoção das sementes do pimentão, responsáveis pelo toque de picância ao condimento. Por isso, para a páprica doce, basta cortar a semente fora, fatiar e levar para desidratar normalmente.
A quantidade de 300 g de pimentão vermelho rende, em média, 20 g de páprica, podendo variar entre a picante e doce por conta das sementes. Por isso, tenha em mente esse cálculo caso queira fazer uma quantidade menor ou maior de uma vez só!