• Entrar
  • Cadastrar
É verdade que leite com manga faz mal? Você não vai acreditar na explicação!

Você acha que leite com manga faz mal? Então vem que a gente vai te contar se é verdade e por quê! 

Será que é verdade que leite com manga faz mal? Vem descobrir! (Créditos: Shutterstock)

Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu falar que leite com manga faz mal. Um dos ditados brasileiros mais populares quando o assunto é comida, muita gente acredita fielmente que não se pode beber leite com manga, mas será que é verdade mesmo? Com base em evidências científicas, podemos afirmar que leite com manga não faz mal, e faz até bem, já que os dois alimentos são cheios de benefícios para a saúde. Então, por que a crença popular diz que leite com manga faz mal? Vem que o TudoGostoso vai te contar a verdade por trás desse mito!

Por que leite com manga faz mal? Entenda de onde surgiu o mito

Como a gente explico anteriormente, médicos e nutricionistas já provaram que leite com manga não faz mal, e essa crença popular surgiu por conta de um boato inventado na época da escravidão.

Acontece que há um tempão atrás, durante o Brasil colonial, entre 1530 e 1822, o leite era um ingrediente caro e raro. Se hoje você já acha caro, imagina só naquela época! Em contrapartida, a manga era uma fruta barata e abundante, existe em qualquer lugar do país praticamente.

Por conta do alto valor do leite, os senhores de engenho da época começaram com o boato de que leite com frutas comuns fazia mal, para impedir que os escravos consumissem a bebida. A mentira não tratava apenas da manga, mas de várias outras frutas. Porém, o ditado “leite com manga faz mal” foi o que pegou e que dura até os dias de hoje.

Ou seja, está liberado beber leite com manga, sim, e ninguém vai passar mal. Você pode só não gostar da combinação mesmo, que é ligeiramente estranha para o nosso paladar.

Benefícios de beber leite com manga para a saúde

A manga é uma fruta riquíssima em diversos nutrientes, como vitamina A e C, betacaroteno, cálcio, potássio, magnésio, além de ser uma ótima fonte de carboidratos e fibras. O melhor é que ela é muito gostosa e pode ser consumida de várias maneiras diferentes. Essa fruta é perfeita para ser comida como sobremesa depois do almoço por ser bem docinha.

O leite de vaca também é muito conhecido por seus nutrientes, principalmente por ser fonte de minerais como cálcio, potássio e vitaminas A e B12. Ele também é rico em proteínas que auxiliam na construção dos tecidos do corpo, e na regulação de hormônios e anticorpos.

Consumir esses dois alimentos juntos te dá um boost de nutrientes maravilhosos para o seu dia, e é uma combinação que pode dar muito certo em alguns preparos como vitaminas, smoothies e sorvetes.

Veja mais:

Quanto mais lisa a casca do limão e da laranja, mais suco terão: verdade ou mito? Vem que o TudoGostoso tira a dúvida!

Temas relacionados