Você já deve ter ouvido falar que a manteiga faz mal à saúde, principalmente ao coração. Mas parece que não é bem assim: recentemente foi publicado um estudo no periódico científico PLOS ONE que afirma que a manteiga não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Manteiga: faz mal ou faz bem?
Como foi feito o estudo
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores americanos fizeram a revisão de nove estudos já publicados: eles foram realizados com 636 mil pessoas em 15 países, que foram acompanhadas entre 10 e 23 anos. Nesse período, 28.271 pessoas morreram, 23.954 foram diagnosticadas com diabetes tipos 2 e 9.783 com doença cardíaca. A quantidade médica de manteiga ingerida pelas pessoas era entre um torço de colher de sopa até 3 colheres de sopa por dia.
Qual foi o resultado dessa revisão dos estudos? Mostrou-se que uma porção de manteiga diariamente (1 colher de sopa) estava ligado ao aumento de 1% no risco de morte. Por outro lado, essa quantidade também foi relacionada a uma redução no risco de diabetes e os pesquisadores não viram associação entre o consumo dessa gordura e o problemas do coração.
Vilã ou mocinha?
Esses pesquisadores acreditam que seja improvável que o consumo de manteiga faça muito mal à saúde e, de acordo com um deles, o problema está em como as pessoas comem a manteiga: geralmente, é com alimentos ricos em carboidratos refinados, como o pão branco. Portanto, os resultados sugerem que a manteiga não deve ser considerada um alimento ruim nem um alimento essencial para a alimentação. A manteiga deve estar inserida numa alimentação equilibrada, de acordo com as necessidades nutricionais de cada um.
Manteiga
Veja também: