Quando bate o calor até de noite tudo que queremos é ficar o mais longe possível da cozinha e do fogão. Nesses dias, só mesmo usando receitas de comidas leves e, de preferência, frescas. Ou seja, nada de sopas e caldos, certo? Errado! No TudoGostoso provamos que sopa pode ser sim uma receita refrescante para o verão! O segredo é usar um preparo simples de sopa fria, como uma sopa de ervilha com hortelã que, além de ser servida gelada, tem ingredientes que sozinhas já refrescam! Se você adora uma sopa e quer provar o frescor deste prato, então vem com a gente aprender essa receita de sopa prática e cheia de frescor.
Como fazer a receita de sopa de ervilha com hortelã?
Fazer essa receita de sopa fria é muito rápido para você não precisar perder muito tempo na cozinha antes de comer essa delícia.
Ingredientes
- 500 g de ervilha congelada ou em lata sem o caldo
- 500 ml de caldo de legumes
- 3 g de sal
- 3 g de pimenta-do-reino
- 1 maço de hortelã
- azeite a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela grande, coloque a ervilha e o caldo de legumes para cozinhar no fogão.
Deixe por 10 minutos até ferver. - Enquanto espera, lave e seque as folhas de hortelã. Pode dividir o maço ao meio para facilitar. Separe algumas folhas à parte para decorar.
Quando o caldo com as ervilhas estiver fervido, passe para um liquidificador. - Adicione o maço de hortelã cortado, o sal e a pimenta-do-reino.
- Bata tudo no liquidificador até a sopa ficar bem lisa e homogênea. Dica: como a sopa ainda está quente por causa do caldo, é recomendado segurar bem a tampa para o vapor não abri-la.
- Passe a sopa de ervilha com hortelã para uma tigela ou outro recipiente maior.
- Bote na geladeira por alguns minutos para resfriar.
- Na hora de servir, coloque um fio de azeite e algumas folhas de hortelã por cima e pronto! Essa sopa fica uma delícia acompanhada de croutons, pães ou torradas.
Dica para incrementar a sopa fria
A receita de sopa fria de ervilha com hortelã tem poucos ingredientes para ser bem prática e rápida. Você pode, se quiser, incrementar com mais legumes enquanto cozinha a ervilha, como batata e cenoura. Se tiver um pouco mais de disposição, refogar alho e cebola antes de preparar o caldo dá um toque mais acentuado no sabor.
O truque de ouro é colocar um ingrediente secreto que melhora qualquer sopa, fria ou quente: casca de queijo. Esse ingrediente muitas vezes ignorado por ser duro e difícil de comer sozinho, na verdade concentra muito sabor que pode ser extraído no preparo de um caldo. Para usar é só colocar na panela com a ervilha e o caldo de legumes, mas lembre de tirar antes de bater a sopa no liquidificador.
Veja mais:
Como fazer sopa? TudoGostoso ensina a fazer sopa de legumes, feijão, macarrão e mais!
Pra refrescar na nova onda de calor: sopa fria cremosa e fácil de fazer é o que você vai querer jantar
Receitas com hortelã: confira 50 opções doces e salgadas