• Entrar
  • Cadastrar
Confeiteira profissional ensina quando usar manteiga, margarina ou óleo na massa de bolo: "Ingredientes diferentes, resultados diferentes"

Com essas explicações detalhadas de uma especialista, você nunca mais vai se frustrar com o resultado desejado

Confeiteira profissional ensina quando usar manteiga, margarina ou óleo na massa de bolo: "Ingredientes diferentes, resultados diferentes"

Descubra o que acontece se você usar manteiga, margarina ou óleo na massa do bolo (Foto: Shutterstock)

Tem diferença entre usar óleo, margarina e manteiga na massa do bolo? Talvez você não perceba algumas particularidades de cada um desses ingredientes ou não se dê conta de que o problema (ou solução) da sua receita esteja na gordura escolhida. Para quem é especialista no assunto, a diferença é discrepante.

Muitas vezes, quando o resultado de um bolo não é como o esperado, algumas pessoas culpam a escolha do fermento, que também pode fazer diferença.

Mas é bom lembrar que a quantidade de ovos também vai impactar na sua massa e pode resultar numa massa mais fofinha ou compacta, mais úmida ou seca. Sabendo disso, veja de que forma a escolha da gordura vai interferir.

Margarina, manteiga ou óleo: o que muda no bolo com cada ingrediente

Você já percebeu que a estrutura e o sabor da sua massa de bolo muda completamente quando você opta por usar margarina, manteiga ou óleo na receita? Para muita gente pode ser indiferente, mas para quem faz questão de um bolo perfeito, como de uma confeiteira, esse detalhe faz toda a diferença.

De acordo com a confeiteira Nina Ortega (@ninabolocia), é muito importante entender qual dessas opções usar para nunca mais ter dúvida.

Segundo ela explica, a margarina tem muito mais validade, mas não tem um sabor tão bom. Já a validade do óleo é muito grande, mas não tem sabor de nada. Ao usar a manteiga, a sua validade diminui e em compensação, o sabor aumenta.

"Porém, todas essas massas são perfeitas para fazer bolos altos, esculpidos, bolos de pasta americana e até naked cake", garante a confeiteira.

  • Margarina: Ela tem uma textura mais ou menos gordurosa. São massas mais úmidas, que esfarelam muito e um aspecto supergorduroso. "É aquela massa que embola na boca", explica.

  • Óleo: E ela tem menos textura. São massas sempre mais úmidas e mais fofa.

  • Manteiga: Nela você também não tem tanta textura, é um bolo mais frio. Mas as massas com manteiga são muito mais estruturadas e mais densas.

Não guarde bolo preparado com manteiga na geladeira

A especialista explica que o importante é aprender a lidar com cada uma dessas massas. "Massas com manteiga são indicadas a ficar em temperatura ambiente por conta da manteiga", aconselha ela. Isso porque a massa tende a ficar dura e seca dentro da geladeira.

"Ingredientes diferentes, resultados diferentes. Mas agora você já sabe como usar cada uma dela e como escolher qual tipo de bolo a cada tipo de produção."

Veja mais!

Como congelar bolo: saiba o que fazer e não fazer

Bolo de banana com apenas 3 ingredientes: sem forno, sem açúcar, sem farinha, delicioso e fofo!

Temas relacionados