• Entrar
  • Cadastrar
Como congelar bolo: saiba o que fazer e não fazer

Sobrou bolo? Veja o que fazer para conservar esse doce do jeito certo e garantir com que ele continue saboroso!

Armazene o bolo na geladeira do jeito certo! (Créditos: Shutterstock)

Difícil encontrar quem não goste de um bolo fofinho, não é mesmo? Sempre nas festas de aniversário cria-se uma grande fila de pessoas querendo comer um pedaço desse doce delicioso. Mas o que fazer quando ele sobra? Será que congelar o bolo é mesmo a melhor opção? Veja como fazer e garanta um armazenamento correto.

Pode congelar o bolo?

Muitos falam que sim, enquanto outros opinam que uma vez após o bolo ser congelado, é impossível comê-lo posteriormente. Mas a verdade é o bolo pode sim ser guardado no congelador. Congelar bolo é uma ótima maneira de conservá-lo por um período mais longo, especialmente se você fez uma receita para toda família e não conseguiu comer todo de uma vez.

O que não fazer ao congelar o bolo

Ao congelar um bolo, há algumas coisas que você deve evitar para garantir que o doce mantenha sua qualidade. Se você tentar congelar um bolo ainda quente, ele pode ficar úmido ou desenvolver cristais de gelo na superfície. Não esqueça de envolver bem o bolo em filme plástico ou papel alumínio para evitar a exposição ao ar. A exposição ao ar pode causar ressecamento ou queimadura de congelamento no bolo. Evite congelar bolos com coberturas muito delicadas, como glacê de merengue suíço, pois essas coberturas podem não sobreviver ao processo de congelamento e descongelamento. Se possível, adicione coberturas após o bolo ter sido descongelado. Seguindo essas dicas e evitando esses erros comuns, você deve conseguir congelar seu bolo com sucesso e mantê-lo fresco por mais tempo.

O jeito certo de congelar o bolo

Após o bolo esfriar, enrole bem usando um filme plástico para garantir que ele fique hermeticamente fechado e protegido contra o ar. Se possível, coloque o bolo em um recipiente hermético antes de congelá-lo. Isso ajudará a evitar que ele seja esmagado ou danificado no freezer. Quando estiver pronto para comer o bolo congelado, retire-o do freezer e deixe-o descongelar na geladeira durante a noite. Isso ajudará a evitar que o bolo fique muito úmido e flácido quando descongelado.


Veja mais

Gelatina tem benefícios? Entenda de uma vez por todas se alimento é saudável
Bolo de milho fofinho de liquidificador: receita de confeiteira fica divina e é um lanche delicioso!
Bolo pão de mel de travessa gelado de dar água na boca: tem muito recheio e é fácil de fazer!

Temas relacionados