A capuchinha é uma planta alimentícia não convencional, ou seja, uma PANC. Sim, estamos falando de uma flor comestível! Ela não serve só para decoração: também pode ser usada na culinária. É possível preparar diferentes pratos com ela: suas folhas podem ser consumidas em saladas, sucos ou chás, além de cair superbem com carnes. Já as sementes funcionam como tempero. Seu sabor é um pouco picante e lembra agrião. Ficou intrigado com essa PANC e quer experimentar? Então saiba que é muito fácil tê-la em casa. Confira as dicas do TudoGostoso de como plantar capuchinha e se delicie!
Flores de capuchinha
Como plantar capuchinha
A capuchinha é uma flor muito fácil de plantar e se desenvolve com facilidade em qualquer época do ano, apesar de ser mais rápida durante a primavera. Existem duas maneiras fáceis de plantá-la: adquirindo as sementes ou as mudas prontas em lojas especializadas. O melhor da capuchinha é que você não precisa ter um canteiro, ela cresce normalmente em um vaso.
O sol e a luminosidade são indispensáveis para que essa planta cresça. Vale ressaltar que ela se dá bem em praticamente qualquer clima, mas ela não suporta temperaturas muito frias e geadas. São necessárias 4 horas diárias, pelo menos, tomando aquele solzinho gostoso. Quanto ao solo, a capuchinha não tem muitas exigências. Um solo leve e com boa umidade é suficiente para ela. Mas muito cuidado! Ainda que o solo da capuchinha precise estar úmido, nada de exagerar. Um solo encharcado contribui para a proliferação de fungos que podem destruí-la.
Folhas verdes de capuchinha
Cada parte dessa planta tem um tempo de colheita: espere as flores estarem completamente abertas para colhê-las, os frutos devem estar verdes e não maduros, e as folhas podem ser colhidas a qualquer momento. Todas essas partes são comestíveis. A capuchinha começa a apresentar folhas e frutos aproximadamente após 50 dias do plantio.
Consumo
Apesar de a capuchinha ser uma planta que apresenta muitos benefícios para a saúde, ela também tem algumas contraindicações: pessoas com insuficiência renal, hipotireoidismo, gastrite, problemas cárdicos e mulheres grávidas não devem consumi-la.