É muito comum usar plantas para a decoração do lar. Elas são bonitas e trazem um ar mais leve e alegre para o ambiente. No entanto, algumas plantas podem ser prejudiciais para a vida dos nossos melhores amigos: os bichinhos de estimação. Por isso, quem tem pet em casa precisa tomar alguns cuidados na hora de enchê-la de plantas. Confira a seguir 4 plantas que são tóxicas para cães e gatos:
Espada-de-são-jorge
4 plantas que são tóxicas para cães e gatos
Espada-de-são-jorge
Uma das plantas mais usadas pelos brasileiros para a decoração da casa, a espada-de-são-jorge é bastante tóxica para os animais de estimação. Por isso, se o seu cãozinho ou gatinho tem o costume de comer as plantas, é melhor não ter essa espécie em casa. Se isso não for possível, tente mantê-la em locais onde os animais não tenham acesso. Caso eles a comam, podem surgir dificuldades respiratórias que acontecem por causa de uma irritação na mucosa, além de uma salivação intensa. Leve seu pet ao veterinário se isso acontecer.
Comigo-ninguém-pode
A comigo-ninguém-pode é tóxica para os animais não só através da ingestão como também do contato com a pele. Assim como a espada-de-são-jorge, ela pode causar dificuldades respiratórias, que podem levar o seu pet à morte. Mas comigo-ninguém-pode também é extremamente tóxica para os humanos: ingerir apenas meia folha é suficiente para matar!
Comigo-ninguém-pode
Antúrio
Assim como a comigo-ninguém-pode, o antúrio também é muito linda, o que faz com que ela seja muito escolhida para ornamentação. No entanto, ela também está na lista das plantas que devem ser evitadas por quem possui bichos de estimação. Ela pode causar inchaços na boca e garganta dos bichinhos, além de dificuldades de respiração, vômitos, diarreias e salivação excessiva.
Antúrio
Copo-de-leite
Assim como as plantas anteriores, o copo-de-leite também é tóxico por conter oxalato de cálcio. Os sintomas após a ingestão incluem inchaço nas áreas da boca e garganta, dificuldades respiratórias e asfixia.
Copo-de-leite