• Entrar
  • Cadastrar
Tem planta e pet? Saiba quando eles não devem se misturar: veja as plantas populares que são tóxicas para animais domésticos
Clarice MunizPor  Clarice Muniz  | Redatora

Sou jornalista e assessora de imprensa especializada em conteúdos de saúde e bem-estar. Adepta da comida de verdade, costumo preparar as minhas refeições diariamente, seguindo as recomendações de cuidados e saúde de especialistas. Sou fã de pimenta. Se você não curte comida picante, não se arrisque em tirar uma provinha da minha panela.

Conheça os sintomas que podem indicar que o seu pet consumiu uma planta tóxica

Tem planta e pet? Saiba quando eles não devem se misturar: veja as plantas populares que são tóxicas para animais domésticos

Cuidados com as plantas que você tem em casa, elas podem ser tóxicas para o seu pet (Foto: Shutterstock)

Cultivar plantas em casa é um hábito prazeroso para muitas pessoas e ao mesmo tempo embeleza o ambiente, deixa mais acolhedor e agradável. 

O problema é para quem tem plantas e pets em casa. O cuidado deve ser redobrado porque algumas plantas são altamente tóxicas para cães e gatos.

Se você cria gatos, por exemplo, o lírio deve ficar bem longe do seu lar. Basta que o animal beba a água do vaso ou mastigue um pequeno pedaço da folha para sentir sintomas de intoxicação.

Em maio, um cachorro labrador de 9 anos morreu em São Paulo após comer uma planta chamada sagu-de-jardim (Cyca revoluta). 

Durante 12 horas, ele teve sintomas como vômito, diarreia, insuficiência hepática e anemia progressiva. O animal morreu de falência hepática.

O sagu-de-jardim é tóxico para cães e gatos?

O sagu-de-jardim é altamente tóxico, especialmente suas sementes, devido à presença de substâncias como cicasina e macrozamin, que são cancerígenas e neurotóxicas.

Espécies vegetais são consideradas tóxicas quando prejudicam o metabolismo de humanos ou animais, produzindo substâncias tóxicas como mecanismo de defesa.

Veja a lista de plantas populares que são tóxicas para pets

Conheça as plantas tóxicas que podem afetar a saúde do seu pet. Evite cultivá-las em casa se tiver cães e gatos.

  • Azaléia: contém a toxina andromedotoxina, especialmente no néctar, e pode causar sintomas como vômitos, cólicas, dor ao defecar, perda de apetite e letargia em cães e gatos.

  • Copo de Leite, Comigo-ninguém-pode, Cannabis e Lírio-da-paz: contêm oxalato de cálcio, substância tóxica que forma cristais e pode causar salivação excessiva, inchaço na faringe, vômitos e falta de ar. A Comigo-ninguém-pode é a mais tóxica entre elas.

  • Coroa de Cristo: essa planta contém toxalbumina, substância tóxica que inibe a síntese de proteínas. Sua ingestão pode causar náuseas, vômitos, coceira, vermelhidão e inchaço.

  • Espada de São Jorge: planta muito comum em decorações dos lares brasileiros, ela contém saponina, toxina semelhante ao sabão que pode causar salivação excessiva, dificuldade para respirar e de se mover em gatos e cachorros.

  • Tabaco: produz nicotina, substância viciante que acelera os batimentos cardíacos e a respiração em humanos. Em animais, pode causar irritação oral, vômitos, inchaço e problemas respiratórios. 

  • Tulipa: elas contêm compostos tóxicos chamados tulipalina A e B, concentrados no bulbo, que podem causar vômitos, irritação na pele, letargia, taquicardia e diarreia.

Veja mais!

Árvore da morte é a planta mais perigosa do mundo: "A tua pele começa a derreter só de encostar nela"

Evite plantar essas 5 árvores no seu jardim, elas podem elevar o piso da sua casa

Temas relacionados