O tempurá é um clássico da culinária japonesa que chegou no Japão através dos jesuítas portugueses. Atualmente, a receita se espalhou pelo mundo inteiro e é possível encontrar tempurá feito com diversos ingredientes. O mais tradicional é o tempurá de legumes, muitas vezes com camarão, muito vendido nos restaurantes asiáticos do bairro da Liberdade, em São Paulo, onde há a maior comunidade de japoneses fora do Japão.
É em São Paulo também que um sabor específico de tempurá tem ficado cada vez mais famoso, sendo servido como prato chique em restaurantes japoneses de alto padrão: o kakiage de milho. Kakiage é um tipo de tempurá onde uma pequena porção de algum ingrediente é envolto na massa e frito em óleo quente. O mais comum são vegetais e frutos do mar como camarão e vieiras, mas o milho-verde tem sido um queridinho. Apesar de poder chegar a preços altos em estabelecimentos renomados, o tempurá de milho é muito simples de fazer e você consegue preparar em casa. Confira a seguir a receita completa!
Receita de tempurá de milho: aprenda a fazer o prato dos restaurantes em casa em poucos passos
Ingredientes:
- 1 lata de milho
- 50 ml de água bem gelada
- 1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- pimenta calabresa a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
- óleo para fritar
Modo de preparo:
Como você pode perceber, a receita é feita com milho em lata porque deixa bem mais fácil e rápido, mas é claro que você pode fazer com o milho em espiga, só é necessário cozinhá-lo antes.
- O primeiro passo para preparar o tempurá de milho é fazer a massa. Para isso, você irá misturar todos os ingredientes com exceção do milho e do óleo, até formar uma massa homogênea.
- A massa precisa ser densa e levemente líquida. Caso esteja muito dura, adicione um pouco mais de água; caso esteja muito líquida, um pouco mais de amido.
- Alguns chefs também fazem o uso de água com gás no lugar, porque ajuda a deixar o tempurá muito mais crocante.
- Quando a massa estiver pronta, junte-a aos milhos cozidos ou escorridos, misturando tudo muito bem para que eles fiquem bem cobertos com ela.
- Aqueça o óleo em uma panela funda e, quando estiver quente, coloque pequenas porções para fritar até dourar.
- Escorra no papel-toalha para remover o excesso de óleo e deixar o prato bem sequinho e crocante.
Uma dica que damos é adicionar farinha panko na massa. Ela dá um sabor melhor e deixa o prato muito mais crocante, sendo muito usada na maioria dos restaurantes asiáticos de renome.
Veja mais:
27 comidas japonesas típicas e deliciosas para fazer em casa e economizar com muito sabor!
Cheesecake japonês é a receita mais FOFINHAque você vai comer! Vem aprender como fazer essa delícia com o TudoGostoso!