• Entrar
  • Cadastrar
Qual diferença entre udon e lámen, os dois pratos japoneses que estão fazendo sucesso no Brasil

Não consegue decidir se quer experimentar udon ou rámen no restaurante japonês? O TudoGostoso ajuda! 

Veja as principais diferenças entre udon e rámen, dois pratos de massas japoneses (Créditos: TudoGostoso)

O lámen é um prato de origem chinesa que ficou extremamente popular no Japão, sendo levado para o mundo inteiro em seguida. E quem pensa que foi só através dos restaurantes se engana, já que a cultura pop também ajudou a difundir o prato, já que ele aparece em animes e outras produções audiovisuais. Chamado de rámen pelos japoneses, essa iguaria tem conquistado bastante espaço nos restaurantes asiáticos do Brasil, sendo um queridinho nos dias de inverno por ser normalmente servido dentro de um caldo ralo e quente.

Junto a ele, um outro tipo de massa japonesa está ganhando adeptos no nosso país: o udon. Muito parecido com o rámen, ele possui sabor mais neutro e pode ser servido de muitas maneiras diferentes, desde embebido em caldos quentes, como acontece com o rámen, como também servido gelado para os dias de verão.

Mas agora fica a dúvida: qual a diferença entre udon e rámen? Calma, é sobre isso que o TudoGostoso vai falar hoje! Assim, você vai poder escolher bem qual você deseja comer na sua próxima ida a um restaurante de comida japonesa!

O udon é uma massa japonesa que também está fazendo sucesso no Brasil (Créditos: Shutterstock)

Qual a diferença entre udon e rámen? TudoGostoso explica o que difere os dois tipos de massa asiática

Origem do prato

Como a gente falou antes, o rámen é de origem chinesa, mas o udon é de origem japonesa. Essa é a primeira diferença entre esses dois tipos de massa. O lámen (pronúncia chinesa) foi levado para toda a Ásia, sendo o ingrediente principal de pratos tanto no Japão quanto na Coreia.

Textura das massas

Tanto o rámen quanto o udon são massas feitas à base de farinha de trigo. No entanto, o udon tende a ser mais elástico, enquanto o rámen costuma ter uma textura mais firme e mais próxima do macarrão como conhecemos.

O rámen possui uma textura mais fina, muito parecido com o miojo (Créditos: Shutterstock)

Largura das massas

O rámen pode ser cortado de muitas maneiras, podendo encontrá-lo enroladinho, como um miojo, ou até mesmo esticado. Porém, ele sempre será uma massa fina. Em contrapartida, o udon é mais largo e denso, lembrando um pouco um talharim redondo.

O caldo

A verdade é que muitas pessoas irão informar que não há tanta diferença entre os caldos de rámen e udon, porque eles possuem sabores neutros e podem ser combinados com uma variedade de ingredientes. Porém, o rámen é mais indicado para caldos pesados, com mais gorduras e bastante carne, enquanto o udon é melhor servido com caldos mais leves, de legumes e com pouca gordura. Isso tudo é para equilibrar o prato: como o udon é mais pesado, servi-lo com caldos também pesados pode não ser uma boa ideia se não souberem fazer da maneira certa.

O caldo é essencial no preparo tanto do udon quanto do rámen (Créditos: Shutterstock)

Com todas essas informações, você já pode escolher qual prato melhor se adapta ao seu paladar! Depois que escolher o tipo de massa, basta só escolher quais os toppings e caldos que deseja. Bom apetite!

Veja mais:

Izakaya, boteco japonês, faz sucesso no Brasil com petiscos diferentes: conheça os pratos e como fazer em casa
27 comidas japonesas típicas e deliciosas para fazer em casa e economizar com muito sabor!

Temas relacionados