• Entrar
  • Cadastrar

Cientistas criam proteína a partir do ar e eletricidade que pode substituir o pão e o ovo no futuro

Já imaginou um futuro em que você substitua o pão e o ovo do café da manhã por proteína em pó? Esse pode ser o "novo normal" no futuro!

Cientistas criam proteína a partir do ar e eletricidade que pode substituir o pão e o ovo no futuro

Cientistas criaram um possível substituto para o pão e o ovo (Créditos: Shutterstock)

As melhores receitas de café da manhã do TudoGostoso têm pães ou ovos. O que faz sentido, pois são alimentos muito benéficos para a nossa saúde. Todo mundo conhece os benefícios do ovo cozido, por exemplo. E, apesar da reputação ruim dos carboidratos por aí, o pão também é uma fonte importante de nutrientes essenciais. Mas como você se sentiria se eles estivessem com os dias contados?

Pode parecer, mas não é ficção especulativa. Em uma fábrica na Finlândia, cientistas desenvolveram uma proteína a partir do ar e eletricidade que pode substituir o pão e o ovo no futuro. Quer saber mais sobre o assunto? O TudoGostoso explica o que é agricultura celular e quais são os detalhes mais importantes dessa história!

O que é agricultura celular?

As mudanças climáticas têm feito muitas pessoas repensarem práticas e adotar hábitos mais sustentáveis. Na esfera coletiva, pesquisadores têm refletido sobre formas de minimizar o impacto de atividades como a pecuária ou fábricas no meio ambiente.

Nesse caso, a agricultura celular, que produz alimentos e nutrientes a partir de culturas de células ao invés de animais, emergiu como uma alternativa ecologicamente correta à criação de gado, cujo processo digestivo libera Gases do Efeito Estufa (GEE).

Uma proteína a partir do ar e eletricidade?

A Solar Foods é uma empresa dedicada à criação de uma proteína a partir do ar e eletricidade. Para isso, os seus cientistas desenvolveram um processo, que usa eletricidade de fontes renováveis, em que eles alimentam um micróbio com dióxido de carbono, hidrogênio e minerais. O resultado é um pó rico em proteínas chamado "Solein".

De acordo com um estudo realizado por especialistas da Universidade de Helsinki, também na Finlândia, um quilo dessa proteína emite 130 vezes menos GEE do que a mesma quantidade de carne bovina na Europa.

A "Solein" ainda não foi classificada como um alimento nos Estados Unidos ou na Europa, mas está aguardando a aprovação regulatória europeia. Enquanto isso, o objetivo da empresa é demonstrar a viabilidade da tecnologia e conseguir mais investimentos.

Veja mais!
Que tal comer pão pra manter a asma longe? Entenda como cientistas brasileiros veem no alimento um potente aliado contra a doença respiratória
Como eliminar pedras nos rins comendo: descubra os alimentos que combatem a doença
Anemia: combata a doença investindo nesses alimentos

Temas relacionados