• Entrar
  • Cadastrar
Chá de sálvia: para que serve essa bebida importante na saúde feminina?

Sabia que o chá de sálvia é ideal para ser consumido em diferentes fases da vida feminina? Entenda em detalhes a seguir!

O chá de sálvia pode beneficiar mulheres em diferentes idades e com diferentes diagnósticos (Foto: Shutterstock)

A sálvia está entre as ervas aromáticas que não podem ficar de fora da despensa de muitas pessoas, mas também tem umimportante papel na saúde feminina, sabia? Muito popular em receitas para dar aquele sabor fresco e levemente apimentado, ela pode auxiliar bastante mulheres que sofrem com sintomas da SOP (Síndrome do Ovário Policístico), como acne, queda de cabelo e excesso de pelos.

“Ele pode auxiliar no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico por agir diretamente no berço do problema: a resistência à insulina. O chá de sálvia é feito em uma infusão a partir das folhas da sálvia (salvia officinalis), uma erva da mesma família da hortelã”, explicou a nutricionista Carol Faria, especialista no tratamento desta doença através da alimentação.

Qual é a consequência do consumo regular de chá de sálvia?

De acordo com a profissional da saúde, o chá de sálvia pode trazer vantagens poderosas para mulheres com esse diagnóstico. “Vai causar uma melhora de sintomas como acne, queda de cabelo, excesso de pelos e manchas escurecidas na pele”, indicou.

Pesquisas indicaram que essa bebida tem importantes antioxidantes, como ácido carnósico, ácido rosmarínico, diterpenóides, triternóides, flavonóides e polifenóis. “Eles possuem efeitos sensibilizadores de insulina e redutores de glicose”, explicou a nutricionista. Por isso, segundo ela, também não é recomendado adicionar açúcar ou adoçante quando for tomar essa bebida.

Chá de sálvia ainda é aliado na TPM e menopausa

Além de mulheres diagnosticadas com SOP, o chá de sálvia pode ser uma boa companhia para aliviar sintomas de tensão pré-menstrual e menopausa. Isso porque a sálvia contém fitoestrogênios, que são compostos semelhantes ao estrogênio encontrado naturalmente no corpo.

Durante a menopausa, quando os níveis de estrogênio diminuem, os fitoestrogênios da sálvia podem ajudar a compensar essa diminuição, aliviando assim alguns dos sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos. A sálvia também possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação associada a esses momentos.

Contudo, vale notar notar que os efeitos do chá de sálvia podem variar de pessoa para pessoa, e nem todas as mulheres podem experimentar alívio significativo dos sintomas da SOP, TPM ou da menopausa ao consumi-lo. Sempre consulte um profissional de saúde antes de adicionar qualquer novo hábito à sua rotina, especialmente se estiver grávida, amamentando ou tiver condições médicas pré-existentes.

Veja mais:

- Chá de hortelã: veja como fazer do jeito certo para aproveitar seus benefícios;

- O que acontece se beber muito chá verde?

- 5 tipos de chá que podem ajudar na perda de peso.

Temas relacionados