Chás de ervas são ótimas alternativas naturais para desinchar a barriga. Entre tantas opções, as misturas feitas com louro são as melhores escolhas para aliviar o problema. Isso porque o ingrediente possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações e infecções no trato gastrointestinal, alterações na flora intestinal, prisão de ventre, entre outros incômodos digestivos.
Além disso, a planta também tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquidos no corpo e, consequentemente, os inchaços que provocam a sensação de ganho de peso. Por esse motivo, o chá de louro tem a fama de ser uma bebida que auxilia no emagrecimento.
Ficou curioso para saber mais sobre os benefícios do chá de louro? O TudoGostoso separou 5 motivos para incluir a bebida na sua rotina, principalmente se você costuma lidar com a sensação de barriga inchada.
Benefícios do chá de louro
Auxilia na digestão e elimina gases
O louro é um planta que incentiva a produção de bile pelo fígado, um líquido que atua na digestão de gordura e absorção de nutrientes dos alimentos. A erva também elimina gases e auxilia na atuação das enzimas digestivas, promovendo uma digestão mais eficiente e reduzindo a sensação de estômago estufado.
Possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
O louro é uma erva com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A folha contém eugenol, uma substância que reduz inflamações e ainda tem efeito analgésico. Por isso, o chá de louro também é ótimo para aliviar dores abdominais e cólicas. Já os antioxidantes da bebida protegem as células da ação dos radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.
Tem ação diurética
O louro é um diurético natural que ajuda a eliminar o excesso de líquido no organismo, reduzindo inchaços no corpo, principalmente na região da barriga. O efeito diurético das folhas de louro também melhoram o funcionamento dos rins e aumentam a quantidade de urina.
Chá de louro emagrece?
Não, o chá de louro não emagrece. O que ele faz é atuar como um diurético natural que elimina os inchaços no corpo, ajudando a reduzir algumas medidas, sobretudo na região do abdômen. Aliás, é bom ressaltar que inchaços não têm absolutamente nenhuma relação com ganho de peso. Quando estamos inchados, significa que as células dos nossos tecidos estão com acúmulo de água, a famosa retenção de líquido. Já o aumento do peso tem a ver com o ganho de gordura corporal, ou seja, quando o tecido adiposo armazena gordura.
O emagrecimento só acontece quando há um déficit calórico, um efeito em que o corpo queima mais calorias do que consome. Assim, o organismo passa a usar a gordura corporal armazenada no tecido adiposo para produzir energia. Para que esse mecanismo ocorra de maneira equilibrada, é preciso combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos.
Portanto, nenhum chá ajuda a emagrecer. O que essas bebidas fazem é reduzir a retenção de líquido e oferecer benefícios adicionais para que o corpo consiga realizar suas funções metabólicas com mais eficiência, incluindo a queima de calorias para a produção de energia e, consequentemente, diminuir o acúmulo de gordura.
Como preparar chá de louro
Ingredientes:
- 300 ml de água
- 5 folhas de louro (tem que ser folha seca)
- 1 limão (opcional)
Modo de preparo:
- Aqueça as folhas de louro junto com a água. Quando começar a ferver, conte 5 minutos e retire do fogo. Em seguida, tampe a panela e deixe descansar por mais 5 minutos. É muito importante tampar o recipiente com água durante a infusão, pois alguns compostos do louro são delicados e podem evaporar com o calor da água quente.
- Após a infusão, coe a água e acrescente algumas gotas de suco de limão. A inclusão da fruta é opcional, mas ajuda a deixar a bebida mais nutritiva por conta da vitamina C.
O chá de louro pode ser consumido diariamente, porém, vale a pena conversar com um especialista antes para saber qual a maneira mais adequada de incluir a bebida na sua rotina.
Veja também:
10 benefícios dos chás: confira no TudoGostoso
O que acontece se você beber chá de camomila todos os dias: descubra benefícios, quando e quanto beber